Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitora em exercício da Ufac recebe visita de cônsul do Peru

padrao

Reitora em exercício da Ufac recebe visita de cônsul do Peru

publicado: 28/06/2017 12h17, última modificação: 28/06/2017 12h17

Na manhã dessa terça feira, 27, a reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu, no gabinete da Reitoria, a visita do cônsul-geral do Peru em Rio Branco, Félix Vásquez Solís.

O tema da conversa girou em torno de novas possibilidades de colaboração entre a Ufac e instituições universitárias do país vizinho, como o fortalecimento do intercâmbio científico e outras parcerias acadêmicas.

“Nós já temos uma forte parceria entre a Ufac e o Peru e muito interesse em preservar essa aliança”, disse Solís. “O consulado se coloca à disposição para facilitar o contato entre a Ufac e outras universidades, principalmente de Lima, Cuzco, Arequipa e Madre de Díos, para o aprimoramento de pesquisas na área de meio ambiente e oferta de cursos rápidos.”

O cônsul-geral aproveitou o encontro para, também, solicitar apoio na divulgação das apresentações, no Acre, do balé folclórico Jhayas, composto por jovens de 15 a 19 anos, da região de Azangaro, em Puno. O grupo estará em Rio Branco nos dias 26, 27 e 28 de julho, e a expectativa é que ocorra uma apresentação na Ufac.

“Nosso país está atravessando uma grave crise econômica, o que tem ocasionado reflexos no ensino superior, com corte de investimentos”, ressaltou Guida. “Agora, mais do que nunca, é importante nos unirmos com os irmãos e vizinhos na busca de parcerias que possam fortalecer ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão em ambas as regiões.”

Atualmente, a Ufac mantém cinco protocolos de intenção com diferentes instituições de ensino superior do Peru. Além de alunos na graduação em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, dois estudantes peruanos participam de programas de mestrado acadêmico na Ufac, através do programa OEA Paec-GCUB, que também promove, anualmente, o Seminário Internacional de Extensão Universitária da Ufac, contribuindo com a aproximação de brasileiros, peruanos e bolivianos.