Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Reitora em exercício da Ufac reúne-se com vice-prefeita de Rio Branco

padrao

Reitora em exercício da Ufac reúne-se com vice-prefeita de Rio Branco

publicado: 21/06/2017 17h39, última modificação: 21/06/2017 17h39

A reitora em exercício da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 21, a visita da vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, no gabinete da Reitoria.

Professora da instituição, Socorro Neri retornou à Ufac acompanhada do secretário municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, Marcus de Bastos, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Iana Sarquis, com o objetivo de tratar de uma parceria para atualização do diagnóstico de crianças e adolescentes da cidade de Rio Branco.

O documento, elaborado pela Prefeitura de Rio Branco, foi publicado pela última vez em 2011, com dados do ano anterior, e necessita ter as informações atualizadas até novembro deste ano.

“A ideia seria envolver alunos e colegas pesquisadores da Ufac que discutem o tema criança e adolescente e têm, portanto, expertise e acúmulo de conhecimento nessa área para tratar com propriedade esses dados, fazendo uma comparação com a pesquisa anterior”, explicou Socorro.

A presidente do CMDCA completou: “Não podemos pensar nenhum tipo de política pública sem a realidade. Esse apoio da Ufac seria fundamental.”

Guida destacou a importância da parceria entre o Executivo municipal e a Ufac, em benefício da comunidade. “Ao estabelecer parcerias como esta, as comunidades acadêmica e externa são as maiores contempladas, pois essa é a proposta de nossa instituição: contribuir com o ensinamento que produzimos e dar o retorno à nossa sociedade”, disse.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Carlos Paula de Moraes, aproveitou o encontro para afinar o diálogo com a prefeitura sobre o edital regional de extensão, lançado pela universidade e que prevê a execução de projetos de extensão em três bairros de Rio Branco: Calafate, Cidade do Povo e Baixada da Sobral.

“Temos um evento programado para apresentar esses projetos e as ações que a Ufac vai assumir perante as comunidades dos três bairros”, informou Moraes. “Gostaríamos de contar com o apoio da prefeitura para juntar forças em prol do sucesso do projeto.” Uma nova reunião para tratar do assunto ficou agendada para a próxima sexta-feira, 23, com a presença de representantes dos bairros envolvidos.

Na reunião, foi tratada, ainda, uma ação, com o apoio da prefeitura, para assinatura de termos de cooperação com as secretarias municipais para concessão de estágio curricular obrigatório a estudantes de diferentes cursos da Ufac, a exemplo do que já vem acontecendo com o governo do Estado. A expectativa é que em breve tenham início as assinaturas dos protocolos.