padrao
Reitoria recebe comitiva de ONG de origem japonesa
O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino receberam na tarde desta segunda-feira, 13, no gabinete da Reitoria, visita da comitiva da Soka Gakkai Internacional (SGI). A reunião teve como objetivo o planejamento da viagem de Kinpara e Guida ao Japão, ocasião em que irão outorgar o Título de Doutor Honoris Causa ao fundador da SGI, Daisaku Ikeda. Também foi iniciada conversa sobre uma parceria entre Ufac e Universidade Soka, no Japão.
Para Kinpara, a viagem ao Japão é uma grande oportunidade para estabelecer parcerias. “Vivemos um processo de internacionalização da Ufac e queremos aprofundar relações como essas, que possam trazer benefícios para a comunidade universitária”, afirmou o reitor.
A outorga do título estava planejada para acontecer no Brasil, mas acontecerá no Japão, devido a intensa agenda de trabalho do Dr. Ikeda. Aos 89 anos o presidente da SGI mantém uma farta produção literária, entre outras tarefas, impossibilitando sua ausência do Japão. Todas as despesas da viagem serão custeadas pela Soka Gakkai.
A Soka Gakkai foi representada pelo presidente da Associação Brasil SGI (BSGI), Julio Kosaka; diretor do Instituto Soka Centro de Projetos e Estudos Ambientais da Amazônia (Cepeam), da BSGI, Edison Akira; vice-presidente da BSGI, Celso Hama, e o representante da BSGI no Acre, Nelson Costa.
Celso Hama ressaltou a expectativa de uma parceria entre a Ufac e a Universidade Soka como resultado da viagem de Kinpara ao Japão. “Haverá uma aproximação muito forte com a nossa organização, Soka Gakkai e também com a Universidade Soka. Kinpara vai poder visitar e conhecer nossa universidade e, no futuro, podemos firmar uma parceria entre as duas instituições”, declarou Hama.
Doutor Honoris Causa
A Ufac concedeu o Título de Doutor Honoris ao presidente da Fundação Soka Gakkai, Daisaku Ikeda, pela simpatia aos ideais humanistas e ambientalistas embasados no budismo propagado por ele. A outorga será no Japão, em março de 2017.
Associação Brasil SGI (BSGI)
A Soka Gakkai é uma organização não governamental presente em todo o mundo que tem como objetivo a valorização da vida como forma de promoção ao desenvolvimento humano em prol da construção de uma cultura de paz.
No Brasil desde 1960, como Associação Brasil SGI (BSGI), abrange 60 mil famílias, cerca de 200 mil associados, promovendo atividades pautadas na filosofia humanística do budismo de Nichiren Daishonin, que incentivam a troca de conhecimentos em 2.500 núcleos de bairro, espalhados por todo o país e também nos grupos e departamentos de programas e projetos. Ao todo são 16 centros culturais presentes em cinco Estados e no Distrito Federal; e 79 Sedes Regionais, em 19 Estados.
Entre as atividades de destaque da SGI no Brasil estão à promoção ao combate do analfabetismo funcional e a conscientização social e política de cada associado.
Confira a galeria de fotos: