Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Revista do CAP recebe conceito ‘Qualis B1’ da Capes
conteúdo

padrao

Revista do CAP recebe conceito ‘Qualis B1’ da Capes

publicado: 06/03/2017 17h03, última modificação: 06/03/2017 17h09

O periódico “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” (Revista sul-americana de ensino básico, técnico e tecnológico) recebeu o conceito “Qualis B1” na área de ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

A revista é editada pelos grupos de estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade e em Educação, Cultura, Arte e Linguagem, do Colégio da Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac), e conta com a colaboração de diversas instituições. 

Ufac2017060311.png

O conceito atribuído à publicação, que tem menos de dois anos, é o terceiro melhor na escala Qualis da Capes, que possui oito conceitos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. Isso coloca a revista como uma das melhores da área no Brasil.

O periódico também recebeu conceito C em outras quatro áreas: biotecnologia, biodiversidade, ciências biológicas 1 e 2. Alguns conceitos ainda não foram disponibilizados nessa última avaliação, que considerou os artigos publicados na edição de dezembro de 2014 (data de lançamento) e 2015.

O “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” tem acesso aberto na internet e está indexado em diversas bases nacionais e internacionais, além do Qualis Capes: Diadorin, Latindex, Ibict e Google Acadêmico.

Segundo o editor-chefe da revista, professor Dionatas Meneguetti, o próximo passo é solicitar, ainda neste ano, o número DOI da Crossref e Ibict, e a inserção na plataforma Scientific Electronic Library Online (SciELO), o que já é possível com o conceito B1. 

Ufac2017060312.png

Edições e submissão de artigos

Até o momento, há dez edições da revista, sendo cinco periódicas e cinco suplementos. Todos os números podem ser acessados on-line. A revista está aberta para receber trabalhos para as próximas edições, publicando artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigos de opinião, ensaios acadêmicos, editoriais e resumos de TCCs, dissertações e teses, nas seguintes áreas: biologia e química; física, matemática e informática; geografia, história e humanidades; filosofia e sociologia e teologia; português e literatura; inglês, espanhol e Libras; arte e música; engenharias.