Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Revista do CAP recebe conceito ‘Qualis B’ da Capes

padrao

Revista do CAP recebe conceito ‘Qualis B’ da Capes

publicado: 26/06/2017 15h44, última modificação: 26/06/2017 15h44

O periódico “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” (Revista sul-americana de ensino básico, técnico e tecnológico), do Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac), recebeu o conceito “Qualis B” da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cinco diferentes áreas, no quadriênio 2013-2016. A escala Qualis da Capes possui oito conceitos: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

A revista manteve o conceito B1 na área de ensino, recebido na avaliação anterior da Capes. Além desse, recebeu B4 em outras três áreas: interdisciplinar; letras/linguística; administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. A revista também recebeu conceito B5 na área medicina 2 e conceito C em outras seis áreas: ciências biológicas 1, ciências biológicas 2, ciências biológicas 3, biotecnologia, biodiversidade e astronomia/física.

“Com essa nova classificação, a revista passou a ter uma importância ainda maior para programas de pós-graduação da Ufac, para os quais passou a pontuar”, disse o editor-chefe da revista, Dionatas Meneguetti. Ele se refere aos programas de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (ensino, B1); Ensino de Física (ensino, B1); Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (interdisciplinar, B4); Letras: Linguagem e Identidade (letras/linguística, B4); Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental (medicina 2, B5).

A revista é editada pelos grupos de pesquisa: Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade (Geseb) e Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem (Gecal), do CAP, em colaboração com professores e pesquisadores da América do Sul.

Tem como objetivo criar um canal de comunicação com a comunidade científica, oportunizando espaço para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolas de ensino básico, técnico e tecnológico da América do Sul.

A revista publica artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigo de opinião e editoriais, na seguintes áreas: biologia e química; física, matemática e informática; geografia, história e humanidades; filosofia e sociologia e teologia; português e literatura; inglês, espanhol e Libras; artes e música e engenharias.

Os editores informam que a revista em breve estará lançando seu mais novo número (edição de junho) e que todas as outras edições estão disponíveis on-line.