Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Seacom abre inscrições para o 4º Prêmio Alcântara de Fotografia

padrao

Seacom abre inscrições para o 4º Prêmio Alcântara de Fotografia

Premiação integra as atividades da 6ª Semana Acadêmica de Comunicação
publicado: 13/07/2017 11h02, última modificação: 13/07/2017 11h02

Estão abertas, até o dia 17 de julho, as inscrições para o 4º Prêmio Alcântara de Fotografia. As produções podem ser enviadas para o e-mail seacom2017@gmail.com com nome do autor, local da foto (bairro, cidade, estado) e nome da obra ou legenda. As fotos devem estar no formato JPEG. Podem concorrer fotografias produzidas durante as disciplinas do curso de Jornalismo, desde que estejam de acordo com as regras do edital (http://bit.ly/2u6KVTU). O Prêmio Alcântara de Jornalismo faz parte das atividades da 6ª Semana Acadêmica de Comunicação (Seacom/2017).

O objetivo do concurso é promover trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Comunicação Social/Jornalismo e incentivar a produção fotográfica. As fotografias inscritas serão analisadas por uma comissão julgadora composta por professores, membros da comissão organizadora e pelos fotógrafos Natan Perez, Marcos Vicentti e Diego Gurgel. Para a escolha das melhores fotografias serão levados em consideração critérios como originalidade, criatividade e técnicas utilizadas.

O fotógrafo acreano, Natan Peres, participa como jurado pela primeira vez e esclarece que para avaliar uma foto é necessário levar em consideração o enquadramento, criatividade e a medição da luz. “Para mim esses sãos os principais pontos que tornam uma foto boa”, explica. Sobre a premiação, comenta: “Como aluno, participei do prêmio por dois anos, e o vejo como uma oportunidade para revelar novos talentos. É uma forma de se expressar. Não é fácil expor uma foto. E poder expor e ver a reação das pessoas é sensacional e motiva o aluno a continuar e melhorar cada vez mais”, ressalta.

Em sua quarta edição, o prêmio Alcântara está dividido nas categorias de Fotografia Artística (Avulsa), Produção em Fotojornalismo (Avulsa) e Produção em Fotojornalismo (Ensaio). Podem participar do concurso alunos do curso de Jornalismo de qualquer período. É permitida a inscrição em diferentes categorias por candidato, mas não é permitida mais de uma inscrição em cada modalidade. As fotografias vencedoras serão premiadas no encerramento da Seacom/2017, no dia 4 de agosto, no Centro de Convenções da Ufac.

Para a estudante do 6º período e uma das organizadoras do concurso, Daya Campos, o prêmio é uma forma de incentivar a produção de fotografias com outros olhares: “O prêmio Alcantara é uma oportunidade para conhecermos o talento daqueles que amam a fotografia”, frisa.

Sobre a Seacom/2017

Com o tema “Comunicação Digital e Modelos de Trabalho”, a Seacom acontece nos dias 2, 3 e 4 de agosto no Centro de Convenções da Ufac. Em 2017, a proposta é discutir o avanço da comunicação e as novas formas de trabalho que surgiram no meio digital.