Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Semana de Enfermagem termina na Ufac
conteúdo

padrao

Semana de Enfermagem termina na Ufac

publicado: 12/05/2017 16h29, última modificação: 12/05/2017 16h31

Após três dias de discussões, chegou ao fim nesta sexta-feira, 12, a programação da edição de 2017 da Semana Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Acre (Ufac). A data marcou as comemorações em alusão ao Dia do Enfermeiro, comemorado hoje em todo o mundo, e o lançamento do livro “Bioquímica Clínica”, do professor e diretor do Centro de Ciências da Saúde e Desporto, Wagner Jesus Pinto. 

Enfermeira de formação e docente do quadro do curso de Enfermagem da Ufac, a atual vice-reitora Guida Aquino fez questão de participar do encerramento da programação. “Tenho muito orgulho dessa profissão e acredito que o dia 12 de maio não foi escolhido à toa como o nosso dia. Ele coincide com a data do Dia das Mães, porque o profissional da enfermagem, assim como todas as mães, escolhe cuidar incondicionalmente do outro”, disse. 

O reitor Minoru Kinpara destacou a importância do evento. “As semanas acadêmicas são espaços importantíssimos na universidade. São momentos a mais para discussão de temas diversos com estudantes, professores e profissionais da área daqui e de outros Estados”, comentou. “E a Semana Acadêmica de Enfermagem é exemplo de sucesso. Somos informados do interesse da coordenação em fazer o projeto e já temos a certeza de que vai dar certo, porque todos se ajudam.” 

A Semana de Enfermagem-2017 teve início na última quarta-feira, 10, com a realização de quatro minicursos ministrados pelos professores Dayan Marques, Patrícia do Prado, Cláudia Machado e Clisangela Lago. O tema escolhido para este ano foi “A Enfermagem e as Novas Perspectivas de Atuação Profissional”.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da Ufac, professora Suleima Vasconcelos, associar sua perspectiva de trabalho, principalmente ao segmento da atenção básica, com foco na saúde comunitária, ou ao segmento hospitalar no sentido mais amplo, ainda é muito comum entre estudantes e profissionais formados.

“Hoje, entretanto, são inúmeras as possibilidades postas. O enfermeiro pode se dedicar à gestão participativa, na condução de um empreendimento de saúde; pode trabalhar no segmento privado, voltando-se à enfermagem do trabalho; pode ser empreendedor, dedicando-se ao home care; ou seguir carreira em atividades de ensino e pesquisa, tornando-se um cientista. Na Ufac, possibilitamos tudo isso, daí a importância da discussão nesses três dias”, listou a coordenadora.

Confira a galeria de fotos:

Semana de Enfermagem - Encerramento