Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Semana de Matemática abre inscrições para trabalhos

padrao

Semana de Matemática abre inscrições para trabalhos

publicado: 03/08/2017 15h30, última modificação: 03/08/2017 15h30

Encontram-se abertas as inscrições para a submissão de trabalhos e coordenação de minicursos da 6ª Semana da Matemática da Universidade Federal do Acre (Ufac). O evento acontece no campus-sede da instituição, de 25 a 29 de setembro.

Os interessados em apresentar propostas de minicursos, oficinas, comunicação oral ou relatos de experiência têm até o dia 31 de agosto para efetuar cadastro, exclusivamente através do site do evento. A inscrição é gratuita.

A 6ª Semana da Matemática dá sequência aos eventos realizados nos anos de 2003, 2007, 2011, 2013 e 2016, tendo como objetivo promover reflexões e debates sobre as novas tendências e problematizações no campo da formação docente, da matemática e de suas aplicações, contribuindo para a formação profissional dos professores.

“Ao longo desses seis anos, trabalhamos diversos temas, inclusive aqueles ligados à área tecnológica. Agora, principalmente em virtude do contexto que vivemos no país, somos levados a pensar um pouco mais na formação do professor de Matemática, não só do ponto de vista do conteúdo ou da didática, mas do papel social que ele desempenha dentro e fora da sala de aula”, disse o coordenador do evento, Edcarlos Miranda, fazendo referência ao tema da semana: “A Formação do Professor como Compromisso Político”.

A programação tem a presença garantida dos professores convidados Marcelo Borba e Sueli Javaroni, da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Alessandro Nasserala (Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia — IMCF), Paulo de Souza (Instituto Federal do Acre — Ifac), além de docentes da Ufac: Sávio Maia, Elizabeth Miranda, Wenden Charles, José Ronaldo Melo e José Ivan Ramos.

A iniciativa é do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), juntamente com os cursos de licenciatura em Matemática, presencial e a distância; com o programa de pós-graduação em Matemática em Rede Nacional (Profmat), o mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática e o grupo de estudos e pesquisas Formação de Professores de Matemática, em parceria com outros grupos de pesquisa que integram o CCET.

O apoio é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, com colaboração do Colégio de Aplicação, Ifac e IMCF.