Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Seminário de estágio de ensino superior ocorre na Ufac

padrao

Seminário de estágio de ensino superior ocorre na Ufac

publicado: 17/10/2017 10h16, última modificação: 17/10/2017 10h19

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Diretoria de Apoio à Formação Acadêmica, da Pró-Reitoria de Graduação, promoveu na manhã dessa segunda-feira, 16, a abertura do 1º Seminário de Estágio de Ensino Superior, no auditório do Núcleo de Apoio à Inclusão, no campus-sede, em Rio Branco.

Com o tema “O Papel dos Estágios Obrigatórios na Formação dos Profissionais: Dimensões, Relações e Integração”, o evento termina nesta terça-feira, 17, e pretende promover um debate sobre a atividade de estágio e sua importância na formação profissional, tendo como foco as universidades e seus principais interlocutores nesse campo.

Para coordenadora do evento, Maria de Lourdes, é fundamental que o estágio seja reconhecido por todos na universidade que trabalham na formação dos futuros profissionais. “É preciso entender o valor formativo do estágio; ele tem que deixar de ser apenas um cumprimento curricular”, afirmou. “O estágio faz parte da formação do estudante e precisa ter o seu destaque.”

A coordenadora deu como exemplo o caso dos estudantes dos cursos de licenciatura, para os quais o estágio é uma etapa determinante. “O estágio é o momento em que o estudante decide se quer ou não ser professor. É quando ele vivencia, na prática, o trabalho que ele irá realizar depois de formado.”

Participaram da mesa de honra o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; Érica Nascimento, representando o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão Lopes; Mark Clark Assen de Carvalho, representando a pró-reitora de Graduação, Aline Andréia Nicolli; e a coordenadora de Apoio aos Estágios Obrigatórios e Atividades de Campo, Maria de Lourdes Esteves Bezerra.

Estágio supervisionado

O estágio é uma atividade educativa supervisionada, desenvolvida no ambiente de trabalho e deve ser relacionado com a formação do estagiário. Visa ao aprendizado das competências e habilidades da atividade profissional pretendida pelo aluno e a preparação para o mercado de trabalho.

O exercício do estágio integra as atividades de formação do estudante. Na Ufac, o estágio supervisionado é obrigatório.

I Encontro de Estágios