Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Serviços da Ouvidoria da Ufac para o cidadão
conteúdo

padrao

Serviços da Ouvidoria da Ufac para o cidadão

publicado: 19/05/2017 09h50, última modificação: 19/05/2017 09h51

Quando o calouro da Universidade Federal do Acre (Ufac) tiver alguma opinião, reclamação ou sugestão sobre os serviços prestados na universidade, deve procurar a Ouvidoria. Funcionando no Centro de Convivência do campus-sede, mesmo local onde está funcionando o Restaurante Universitário (RU), o órgão tem o papel de acolher e apurar reclamações ou denúncias, viabilizando a participação do cidadão no controle da qualidade dos serviços públicos prestados pela universidade.

A Ouvidoria deve ser procurada quando o cidadão não conseguir alguma informação ou atendimento nos serviços prestados pela Ufac. Também quando souber de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas da instituição; quando desejar encaminhar opinião, reclamação ou sugestão; quando for vítima de alguma forma de discriminação ou entender que seus direitos tenham sido desrespeitados.

A Ouvidoria recebe as manifestações, encaminha às unidades responsáveis, cobrando soluções e respondendo ao cidadão dentro de prazo previamente estabelecido. É possível fazer denúncia anônima.

Para os calouros, a ouvidora da Ufac, Maria do Socorro Costa de Sousa, orienta que procurem, primeiramente, tentar resolver os problemas nas coordenações dos cursos e, se não houver solução, procurarem a Ouvidoria. “Para nós da ouvidoria é um prazer muito grande receber essas manifestações”, disse. “O cidadão está participando, ajudando a administração superior a resolver as questões da universidade.”

Como utilizar o serviço?

O aluno da Ufac pode procurar a Ouvidoria pessoalmente, no Centro de Convivência da Ufac, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Outras formas de contato com a Ouvidoria são por:

- Formulário on-line — acesse a página da Ouvidoria da Ufac para enviar elogios, sugestão, reclamação ou denúncia;

- Carta: envie uma carta endereçada à Ouvidoria/Ufac no endereço Campus Universitário/Gabinete da Reitoria, BR-364, km 4 — Distrito Industrial, CEP: 69.920-900. Rio Branco (AC);

- Telefone: (68) 3229-4565;

- E-mail: ouvidoria@ufac.br.

O que não é função da Ouvidoria? 

- Apurar denúncias de irregularidades e infrações;

- Desempenhar ações de assistencialismo e paternalismo;

- Agir com imediatismo;

- Exercer poderes coercitivos para modificar, anular ou revogar atos.