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Serviços da Ouvidoria da Ufac para o cidadão
Quando o calouro da Universidade Federal do Acre (Ufac) tiver alguma opinião, reclamação ou sugestão sobre os serviços prestados na universidade, deve procurar a Ouvidoria. Funcionando no Centro de Convivência do campus-sede, mesmo local onde está funcionando o Restaurante Universitário (RU), o órgão tem o papel de acolher e apurar reclamações ou denúncias, viabilizando a participação do cidadão no controle da qualidade dos serviços públicos prestados pela universidade.
A Ouvidoria deve ser procurada quando o cidadão não conseguir alguma informação ou atendimento nos serviços prestados pela Ufac. Também quando souber de alguma irregularidade, infração à legislação ou às normas internas da instituição; quando desejar encaminhar opinião, reclamação ou sugestão; quando for vítima de alguma forma de discriminação ou entender que seus direitos tenham sido desrespeitados.
A Ouvidoria recebe as manifestações, encaminha às unidades responsáveis, cobrando soluções e respondendo ao cidadão dentro de prazo previamente estabelecido. É possível fazer denúncia anônima.
Para os calouros, a ouvidora da Ufac, Maria do Socorro Costa de Sousa, orienta que procurem, primeiramente, tentar resolver os problemas nas coordenações dos cursos e, se não houver solução, procurarem a Ouvidoria. “Para nós da ouvidoria é um prazer muito grande receber essas manifestações”, disse. “O cidadão está participando, ajudando a administração superior a resolver as questões da universidade.”
Como utilizar o serviço?
O aluno da Ufac pode procurar a Ouvidoria pessoalmente, no Centro de Convivência da Ufac, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Outras formas de contato com a Ouvidoria são por:
- Formulário on-line — acesse a página da Ouvidoria da Ufac para enviar elogios, sugestão, reclamação ou denúncia;
- Carta: envie uma carta endereçada à Ouvidoria/Ufac no endereço Campus Universitário/Gabinete da Reitoria, BR-364, km 4 — Distrito Industrial, CEP: 69.920-900. Rio Branco (AC);
- Telefone: (68) 3229-4565;
- E-mail: ouvidoria@ufac.br.
O que não é função da Ouvidoria?
- Apurar denúncias de irregularidades e infrações;
- Desempenhar ações de assistencialismo e paternalismo;
- Agir com imediatismo;
- Exercer poderes coercitivos para modificar, anular ou revogar atos.