Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Servidores da Ufac participam de capacitação em Tecnologia da Informação

padrao

Servidores da Ufac participam de capacitação em Tecnologia da Informação

publicado: 20/03/2017 15h44, última modificação: 20/03/2017 15h44

A Universidade Federal do Acre (Ufac) montou uma agenda de três cursos na área de tecnologia da informação para servidores técnico- administrativos durante o mês de março. “Fundamentos de Governança em TI” e “Gerenciamento de Serviços de TI” foram os dois primeiros cursos ministrados. O pacote será finalizado nos próximos dias 28 e 29 com o curso “ITIL v3”.

A oferta das capacitações é uma parceria com a Escola Superior de Redes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela organização dos cursos que contempla servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Pró-Reitoria de Administração (Prad), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e Assessoria Especial da Reitoria. Servidores do Instituto Federal do Acre (Ifac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e PoP Acre também estão sendo beneficiados.

A capacitação faz parte de uma série de cursos que estão sendo organizados pela Escola Superior de Redes da RNP voltados para a formação em governança e em Tecnologia da Informação. Trata-se de cursos com enfoque em estratégias, visando dar suporte para a instituição oferecer um serviço de TI de maneira eficaz e eficiente. “A ideia é fortalecer os conceitos de governança e gerenciamento de TI entre os servidores da instituição”, destacou o diretor do NTI, Edvandro Reckziegel.

Sobre os cursos:

O curso “Fundamentos de Governança em TI” trata dos principais aspectos e processos que formam a governança de TI, e do seu impacto sobre a governança corporativa nas organizações. O conteúdo programático possibilita contato inicial com os modelos CobiT e ITIL, fundamentais no âmbito da governança de TI. A proposta é que, ao final do curso, o participante tenha desenvolvido a capacidade de análise dos impactos estratégicos de TI nos serviços e de entendimento dos aspectos e processos básicos que formam o escopo da governança de TI.

O segundo curso, “Gerenciamento de Serviços de TI”, visa a formação prática e estratégica dos servidores, tornando-os aptos a utilizarem as modernas metodologias, tecnologias e ferramentas voltadas ao gerenciamento de TI. Ao final do curso, a expectativa é que o participante esteja apto a resolver problemas, tomar decisões relacionadas aos processos de gerenciamento de serviços de TI, e utilizar padrões de gerenciamento de serviços de TI reconhecidamente eficazes e aceitos internacionalmente.

Com a base nos dois primeiros cursos, os servidores farão o “ITIL v3” que os auxiliará na preparação para o exame de certificação ITIL v3 Foundation, na resolução de problemas e na tomada de decisões relacionadas aos processos de gerenciamento de serviços de TI.

“Ao fim, nossa perspectiva é que todos os servidores participantes tenham condições de interpretar conceitos de gerenciamento de serviços”, disse Edvandro.