Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Tríplice Hélice no Acre é lançada na Ufac

padrao

Tríplice Hélice no Acre é lançada na Ufac

Modelo integra universidade, empresas e poder público na busca pelo desenvolvimento econômico do Estado
publicado: 19/05/2017 16h57, última modificação: 19/05/2017 16h58

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sediou o seminário Lançamento do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Tríplice Hélice no Acre, nesta sexta-feira, 19, no Teatro Universitário. O evento marca a união oficial entre a universidade, o poder público e as empresas privadas para estratégias de desenvolvimento do Estado.

O conceito da Tríplice Hélice, pensado no âmbito da nova legislação, prevê as universidades como indutoras das relações entre o setor produtivo de bens e serviços e o poder público, visando a produção de novos conhecimentos, a inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico.

“Esse é o grande modelo que queremos para o Brasil independente. A Tríplice Hélice funcionando e o Código Nacional de Tecnologia trabalhando para isso, um benefício para estudantes, professores e a sociedade como um todo”, disse o secretário de Desenvolvimento do Estado, Sibá Machado, que também foi relator do projeto ainda como deputado federal (PT-AC).

Na prática, segundo o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a consolidação da nova lei trará mais autonomia aos três eixos: ciência, tecnologia e inovação, que passarão a enfrentar menos obstáculos na busca de investimentos. “Hoje, quando um pesquisador nos demanda a aquisição de um material de ponta, somos obrigados a passar pelos mesmos trâmites de licitação para aquisição de um carro, por exemplo”, explicou. “Quando chegamos no final do processo licitatório, o material que era de ponta já se encontra defasado. A nova legislação e a Tríplice Hélice abrem possibilidade para que possamos desenvolver, de fato, ciência, tecnologia e inovação.”

Para a vice-reitora Guida Aquino, o lançamento do novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação no Acre coloca a universidade em evidência perante a sociedade. “Estamos localizados no seio da Amazônia e precisamos, com nossas pesquisas, criar mecanismos de crescimento a partir do uso responsável da floresta”, destacou. “A Tríplice Hélice nos coloca como protagonistas nesse processo de busca para o desenvolvimento do nosso Estado.”

De volta ao Acre, após a realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a presidente da SBPC, Helena Nader, proferiu uma palestra com o tema: “O Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e sua Importância para as Instituições de Pesquisa e Pesquisadores”.

“A Tríplice Hélice marca um novo momento para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, porque traz para o mesmo cenário quem desenvolve o conhecimento, quem produz e quem regula”, opinou. Helena acredita que a parceria trazida com o novo código abrirá um cenário de grandes promessas e desafios.

Representando o governador do Estado do Acre, a vice-governadora Nazareth Araújo acredita que a implantação do modelo deve consolidar o trabalho que governo, setor privado e comunidade científica desempenham hoje de maneira individual. “A Tríplice Hélice é exatamente o marco do investidor sendo valorizado na sociedade, uma oportunidade para quem pesquisa ter mais acesso à estrutura de trabalho de que necessita. E o governo arrematando essa relação”, discursou. “No fundo, o que nos interessa é que fiquemos sempre com a sensação de que ter feito o melhor para a construção de uma sociedade que valora progresso, ciência e tecnologia.”

Confira a galeria de fotos:

Lançamento Tríplice Hélice