Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac adere ao SEI pelo fim de processos em papel
conteúdo

padrao

Ufac adere ao SEI pelo fim de processos em papel

publicado: 23/05/2017 16h32, última modificação: 23/05/2017 16h32

A Universidade Federal do Acre (Ufac) aderiu, recentemente, ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para tramitação de processos da instituição. O sistema, que está em fase inicial de implementação, foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A solução é cedida gratuitamente para órgãos públicos do Executivo federal e governos estaduais e municipais. 

O sistema transfere a gestão de documentos e processos eletrônicos da instituição para um ambiente virtual, desde criação, edição e assinatura até armazenamento de processos. 

Na Ufac, a mudança do processo em papel para o formato eletrônico se dará por meio de um projeto-piloto que será iniciado no dia 29 de setembro deste ano. O projeto-piloto consiste na utilização do SEI pelo prazo de seis meses, para abertura, instrução, movimentação e arquivo dos seguintes processos: férias com substituição de função gratificada; afastamento para qualificação ou capacitação de docente; afastamento para qualificação ou capacitação de técnico-administrativo; comunicação interna circular e substituição temporária de servidor com função gratificada ou cargo de direção.

Para o presidente da comissão de implantação do SEI na Ufac, Charles Brasil, a grande vantagem para a universidade é a oportunidade de realizar uma atividade administrativa voltada para o gerenciamento por processos. “Proporcionará ganhos significativos em economia de recursos públicos, uma atuação processual administrativa que agrega mais valor para as atividades da instituição. Tornará a instituição sustentável e mais transparente”, disse. “Tudo isso advém da realização de um mapeamento processual adequado para a realidade dos fins da Ufac.”

Em algumas instituições que já utilizam o sistema eletrônico, houve redução de aproximadamente 90% do tempo de tramitação de determinados tipos de processo, diminuição de 28% no gasto com aquisição de material de escritório e de 11% em serviços postais.