Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac assina convênio com Funasa

padrao

Ufac assina convênio com Funasa

Parceria visa elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de seis municípios do Acre
publicado: 22/03/2017 16h33, última modificação: 22/03/2017 16h57

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, assinou convênio com a superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Acre, na tarde desta terça-feira, 21, para capacitação técnica e elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) de Rodrigues Alves, Bujari, Porto Acre, Porto Walter, Xapuri e Acrelândia.

Para Kinpara, a universidade cumpre seu papel social. “Essa ação da Ufac, em parceria com a Funasa, visa capacitar as pessoas que irão trabalhar com saneamento básico,  ajudando no desenvolvimento dos municípios contemplados. A Ufac trabalha para possibilitar a formação e a capacitação de pessoas que ajudam a melhorar a sociedade”, disse o reitor. “A universidade precisa estar comprometida com a qualidade de vida das pessoas”.

Os planos serão elaborados por professores e pelo corpo técnico da Ufac e, ao final do trabalho, doados aos municípios. O PMSB é pré-requisito para acesso a recursos do Governo Federal para área de saneamento básico a partir de 2018.

O superintendente da Funasa no Acre, Raphael Bastos, ressaltou que a parceria com a Ufac é essencial para que esses municípios continuem habilitados a receber esses recursos. “A Ufac entendeu a necessidade e a importância social dos municípios terem esse plano e se colocou a disposição para ajudar”, afirmou Bastos. “Isso vai possibilitar que esses seis municípios não fiquem de fora do crescimento que a gente está buscando trazer para o Acre”.

O Ministério Público do Acre (MPAC) é apoiador do projeto e esteve presente na assinatura do convênio, representado pela procuradora de justiça, Patrícia de Amorim Rêgo. “Este convênio é uma conquista imensa, pois vai possibilitar que esses seis municípios possam ter seus planos elaborados pela Ufac”, disse.  “Os resultados que a gente espera colher são excelentes para saúde e qualidade de vida da população”.