Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac avança em parceria com Universidade de Colorado e Governo do Estado
conteúdo

padrao

Ufac avança em parceria com Universidade de Colorado e Governo do Estado

Representantes da UCB conheceram estrutura da Ufac e linhas de pesquisas desenvolvidas no PZ
publicado: 09/05/2017 16h45, última modificação: 09/05/2017 16h45

A parceria entre Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade de Colorado-Bolder (UCB) e Governo do Estado do Acre avança, com encaminhamentos positivos gerados pela agenda em que representantes da universidade norte-americana cumpriram recentemente na Ufac. O objetivo da visita foi tratar dos termos da cooperação entre as instituições e conhecer a estrutura da universidade, bem como as atividades de pesquisa desenvolvidas no Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac. 

A agenda iniciou na sexta-feira, 5, quando o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, recebeu o governador do Acre, Tião Viana, membros do governo do Estado e os representantes da UCB, Colleen Scanlan Lyons e Peter Newton, na reitora da Ufac. Na reunião, foi tratado sobre a cooperação entre as instituições, que pode ocorrer na forma de pós-graduações nas áreas de direito, desenvolvimento sustentável e também de intercâmbio de estudantes e professores. 

Kinpara ressaltou as qualidades da UCB na área de pesquisa voltada para o desenvolvimento sustentável e econômico e sinalizou para uma parceria na área de Pós-Graduação. “A Ufac está no meio da Amazônia e nosso desafio é contribuir com o desenvolvimento do Estado sem destruir a floresta. A UCB é uma universidade com cinco ganhadores do prêmio Nobel e que têm muitos projetos e parcerias voltados para essa área e isso nos interessa muito”, afirmou o reitor. “Inicialmente a parceria deve ocorrer na forma de Pós-Graduação na área de desenvolvimento sustentável e econômico com teses e dissertações que possam ser voltados para essa linha”. 

Além de conhecer a estrutura da Ufac e os desafios do Estado do Acre e região, os representantes da UCB anunciaram a vinda do reitor da Universidade de Colorado-Bolder, que deve acontecer no segundo semestre de 2017. A expectativa é que nesta agenda seja assinado o termo de cooperação entre Ufac, UCB e governo do Estado do Acre.  

O Governo do Estado, por meio do governador Tião Viana, atua como articulador e faz parte da parceria entre as instituições. “Queremos que eles [da Universidade de Colorado-Bolder] possam dividir experiências com a gente em mestrados, pós-doutorados e na parceria com o governo do Estado”, ressaltou o governador Tião Viana. 

Visita ao PZ 

A diretora da Força-Tarefa de Governadores sobre Clima e Florestas (GCF), Colleen Scanlan Lyons, e o professor Peter Newton, do departamento de estudos ambientais da Universidade de Colorado-Bolder, visitaram o Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, na tarde de segunda-feira, 8. Com o objetivo de terem um panorama sobre o PZ, os professores da UCB conheceram os ambientes de trabalho do parque, entre eles o Herbário, Laboratório de Semente e Viveiro de Produção de Mudas. 

Com 140 hectares, o PZ é uma grande área de floresta dentro de um centro urbano e é fonte de muitas pesquisas. Uma das competências do parque é contribuir com o desenvolvimento regional, em base sustentável, considerando a manutenção da elevada biodiversidade e as potencialidades regionais. 

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, ressaltou que o PZ é uma referência em pesquisas na área ambiental. “Ao apresentar para os professores da Universidade de Colorado-Bolder as pesquisas que realizamos no PZ da Ufac, a expectativa é que no futuro possamos desenvolver projetos de pesquisas estruturantes no contexto de biodiversidade, manejo florestal e educação ambiental”, disse o pró-reitor. 

“Esses projetos irão envolver os Programas de Pós-Graduação, especialmente os PPGs Ciência Florestal e Ecologia e o PZ com questões ambientais que auxiliam na geração de novas políticas públicas para o Estado do Acre”, complementou. 

Para Colleen Scanlan Lyons, a visita ao PZ abriu o leque de possibilidades de como a Ufac e Universidade de Colorado-Bolder podem trabalhar juntas. “Conhecemos os trabalhos que a Ufac tem na área de desenvolvimento sustentável, ecologia, biologia e geração de renda visando a redução da desigualdade social e pudemos entender os setores de pesquisas desenvolvidos no parque”, disse Collenn. “Esta visita é fundamental pois ajuda na estruturação da parceria”.  

Internacionalização da Ufac - Paralelo a essas ações, a Ufac busca manter com a Universidade de Colorado-Bolder uma relação interpessoal que envolve ações em que professores da Ufac, enquanto alunos, possam fazer pós-graduação sanduíche (intercâmbio) nos Estados Unidos, a concessão de bolsas de estudo, bem como professores e estudantes de Colorado-Bolder possam vir à Ufac para desenvolver pesquisas.  

“Essas pesquisas podem levar ao desenvolvimento tanto do nosso estado do Acre quanto da Universidade de Colorado-Bolder. A internacionalização da Ufac é o principal eixo dessa articulação política e estamos caminhando para consolidar isso, principalmente via pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista.