Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac concede Título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

padrao

Ufac concede Título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda

publicado: 10/04/2017 15h33, última modificação: 10/04/2017 17h30

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, entregou, no último dia 28 de março, a outorga do Título de Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai International (SGI). A cerimônia de entrega do diploma foi realizada no auditório da Universidade Soka, no Japão.

Responsável pela indicação do título no Conselho Universitário (Consu), a professora e conselheira Márcia Verônica Macêdo também esteve presente na solenidade. Ikeda foi representado por Yoshihisa Baba, reitor da Universidade Soka.

Reconhecido internacionalmente por seus ideais humanistas, Ikeda é frequentemente homenageado em diversos lugares do mundo. Segundo dados do informativo Seikyo Shimbun, são mais de 360 títulos similares concedidos por universidades do mundo inteiro.

Filiada às Organizações das Nações Unidas, a SGI destaca como um de seus objetivos principais a busca pela promoção da paz e valorização da dignidade humana através da educação. Ikeda também é famoso pelo ativismo em busca da promoção da ideia de um mundo sem guerras, baseado na construção de uma paz perene, paz que sustente uma civilização que valorize e viva o humanismo e o altruísmo.

Título honorífico

“Como um dos maiores humanistas vivos, o senhor Ikeda disseminou seus ideais em todo o mundo. A Soka Gakkai está presente em 193 países, com mais de 18 milhões de membros e uma das principais linhas de atuação diz respeito ao estímulo da educação como pilar para o desenvolvimento humano”, disse Kinpara. “Isso tem tudo a ver com a universidade. Nossa missão na Ufac é também estimular o desenvolvimento de profissionais e pesquisadores cada vez mais humanos. O senhor Ikeda é um grande homem e merecedor do título entregue.”

A outorga do Título de Doutor Honoris Causa é um dos grandes momentos de honraria da universidade. Os homenageados são eleitos a partir do Conselho Universitário, presidido pelo reitor da universidade. O título é concedido a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído, de modo notável, para o progresso das ciências, letras ou artes e aos que tenham beneficiado, de forma excepcional, a humanidade e o país ou prestado relevantes serviços à universidade. Ao longo dos 52 anos da Ufac, esse é o sexto Título de Doutor Honoris Causa entregue pela instituição.

O título foi concedido a Ikeda através da resolução n.º 22, de 19 de setembro de 2016, do Conselho Universitário da Ufac.