Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac e Sebrae assinam acordo para implantação de laboratório de inovação
conteúdo

padrao

Ufac e Sebrae assinam acordo para implantação de laboratório de inovação

publicado: 26/07/2017 15h32, última modificação: 26/07/2017 15h33

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae/Acre) firmaram na noite do último domingo (23), durante a realização da edição 2017 da Expoacre, um acordo de cooperação técnica para implantação do Laboratório de Inovação - SebraeLab Ufac no campus de Rio Branco.

A parceria, que é pioneira no Brasil, possibilitará que a Ufac seja um sólido cenário de criação para o desenvolvimento de novas ideias, soluções e saberes a serem aplicados nos diversos setores da economia acreana e regional, beneficiando a comunidade acadêmica e a sociedade. A ideia é que o projeto funcione como um vetor de compartilhamento e aprendizado contínuo, contribuindo com a geração de conhecimento para pessoas que acreditam na inovação.

Segundo os idealizadores do projeto, o objetivo principal é contribuir na consolidação do ambiente do empreendorismo inovador, tendo como público alvo estudantes, professores e a comunidade. A expectativa é que sejam desenvolvidas experiências capazes de ampliar possibilidades profissionais e consolidar novos conhecimentos e habilidades. No campo acadêmico, as ações permitirão dar maior ênfase à curricularização da extensão, e alinhará a pesquisa desenvolvida na universidade com as reais necessidades da sociedade e do mundo do trabalho. Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a parceria entre a universidade e o Sebrae é importante por se constituir como uma alternativa de contorno à crise. 

“Atualmente, a grande maioria dos nossos estudantes se forma com a expectativa da aprovação em um concurso público, mas nós já sabemos que a economia vive um outro estágio e que o serviço público não tem mais capacidade de absorver toda essa demanda, por isso essa é uma parceria tão importante. Queremos estimular, desde muito cedo, o espírito empreendedor dos nossos jovens”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara.  

O acordo foi construído pelas instituições participantes obedecendo ao novo marco da ciência, tecnologia e inovação – lei federal nº 13.243/16, que possibilitou a cessão do espaço físico na Ufac, e aplicação de investimentos pelo Sebrae na ordem de R$566 mil para adequação do ambiente, aquisição de mobiliário e equipamentos para instalação do laboratório. O processo de implantação e funcionamento dar-se-á com participação conjunta das equipes.

“O Sebrae e a Ufac estão dando um passo gigantesco em relação à lei da inovação no Brasil, porque é academia, Estado e iniciativa privada fazendo com que a ciência, a tecnologia e a inovação criem seus espaços e melhorem a vida das pessoas. Nossa expectativa é que juntos transformemos uma parte significativa dos alunos em empreendedores, gerando emprego e renda”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Mâncio Cordeiro. 

O SebraeLab Ufac está alinhado ao Projeto Ufac20 que objetiva pensar a universidade em um horizonte de 20 anos, e ser indutor do desenvolvimento e transformador da realidade local e regional, por meio da formação de alianças estratégicas para o desenvolvimento de ações de empreendedorismo tecnológico e de ambientes de inovação.