Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac empossa 1º professor surdo da instituição

padrao

Ufac empossa 1º professor surdo da instituição

publicado: 08/06/2017 18h59, última modificação: 08/06/2017 19h02

A posse de João Renato dos Santos Junior, primeiro professor surdo a compor o quadro efetivo da Universidade Federal do Acre (Ufac) aconteceu na última sexta-feira, 2, na Reitoria da instituição. O professor passa a integrar a equipe do curso de licenciatura em Letras: Libras/Língua Portuguesa, atuando na área de linguística aplicada a Libras.

Para a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, a posse do professor representa uma grande conquista para a Ufac, especialmente para o curso de Libras. “A chegada do primeiro professor surdo efetivo anuncia novas perspectivas e possibilidades de atuação do corpo docente, bem como o avanço qualitativo na formação dos estudantes surdos e ouvintes”, afirmou Aline.

Sobre o ensino da língua brasileira de sinais (Libras) na educação superior, João Renato afirma que é preciso que o professor desperte em seus alunos a segurança em si mesmos. “A tarefa do Professor de Libras é habilitar o aluno a ser um bom usuário, isto é, a usar a língua que está aprendendo para poder se comunicar”, disse o docente recém-empossado.

O coordenador do curso de Libras, Alexandre Melo de Sousa, acredita que ter um nativo da língua de sinais como professor irá ajudar a promover aos surdos e ouvintes a difusão dessa linguagem. “Também promove a compreensão entre as semelhanças e diferenças das línguas orais e de sinais, e a imagem do professor surdo no nível superior passar a ser vista como referência para ouvintes e seus pares surdos”, opinou.

Sousa acredita que, a partir da inclusão educacional e social no mercado de trabalho, é possível quebrar paradigmas e estereótipos em relação ao povo surdo. “Eles são capazes de concorrer e exercer funções como as demais pessoas ouvintes, respeitando suas especificidades visuais”, pontuou.

Na Ufac, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) promove parcerias em que acadêmicos surdos estão ensinando Libras por meio de cursos específicos, ajudando a difundir a linguagem. Também no NAI acontece o primeiro curso de formação de tradutor e intérprete de Libras da instituição, que visa capacitar os alunos como tradutores e intérpretes em Libras, para atender as exigências do mercado de trabalho. O certificado emitido lhes garante inscrição em concursos públicos.