Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac entrega carta de apoio a projeto de lei

padrao

Ufac entrega carta de apoio a projeto de lei

Ciência, tecnologia e inovação são matéria da lei estadual que segue para apreciação da Aleac
publicado: 22/05/2017 16h33, última modificação: 22/05/2017 16h33

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino participaram na noite de sexta-feira, 19, do ato de entrega da carta de apoio ao projeto da Lei Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, assinado em conjunto com entidades parceiras. A solenidade ocorreu na Casa Civil e marcou o encerramento do seminário Tríplice Hélice, que lançou o Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No mesmo ato, Tião Viana encaminhou a minuta do projeto para apreciação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Se aprovada, o Acre será o primeiro Estado do país a adequar-se ao Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de uma legislação específica.

Para Kinpara, essa lei abre as portas para alavancar ciência, tecnologia e inovação no Estado. Mas, segundo o reitor, é preciso compromisso do governo em destinar recursos do orçamento anual do Estado para essa área. “A Ufac vai cumprir sua parte e disponibilizará de infraestrutura, capital humano e conhecimento para utilização em pesquisas que possam ajudar no desenvolvimento do Estado”, disse.

“Quando o assunto é desenvolvimento econômico, temos grandes desafios. Devemos buscar em ciência, tecnologia e inovação as respostas de como desenvolver o Estado sem destruir a natureza. É dever da Ufac participar desse processo”, complementou Kinpara.

Participaram do evento Mário Neto Borges, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representante do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e Gustavo Balduíno, secretário Executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Entre as instituições parceiras do projeto, estão SBPC, CNPq, Instituto Federal do Acre Ifac) e as secretarias de Ciência e Tecnologia do Acre, de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Tríplice Hélice

O seminário Lançamento do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação: Tríplice Hélice no Acre aconteceu na sexta-feira, 19, no Teatro Universitário da Ufac. O evento marcou a união oficial entre a universidade, o poder público e as empresas privadas para estratégias de desenvolvimento científico do Estado.