Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac firma parceria para pesquisa agrícola

padrao

Ufac firma parceria para pesquisa agrícola

publicado: 02/01/2017 11h35, última modificação: 02/01/2017 11h35

A Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de fazer uma nova parceria com o governo do Estado para implantação de uma unidade experimental agrícola voltada a pesquisa, ensino e extensão nos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica e Ciências Biológicas, do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. O espaço auxiliará no processo de formação, qualificação e treinamento de estudantes da região do Juruá.

Ufac201701022.jpg

Para a vice-reitora da Ufac e assessora de Cooperação Interinstitucional, Guida Aquino, a parceria facilitará as condições de pesquisa e extensão na região do Juruá. “Essa unidade experimental funcionará como uma espécie de laboratório a céu aberto e atenderá as demandas de pesquisa, graduação e pós-graduação”, disse. “Foi uma notícia que veio para fechar 2016 com chave de ouro e nos animar para 2017.”

Ufac201701023.jpg

O apoio foi garantido através da lei n.º 3.208, sancionada pelo governador do Estado, Tião Viana, na última segunda-feira, 26. Com a assinatura, o Poder Executivo se compromete a ceder à Ufac, gratuitamente e por prazo indeterminado, o lote 59 do projeto de assentamento Santa Luzia. Ao todo, são 100,50 hectares de área, matriculada sob o n.º 5.863, perante o Cartório de Registro de Imóveis de Cruzeiro do Sul. A parceria é fruto de um pedido da Ufac realizado em julho deste ano.

A cessão observa que o imóvel deve ser utilizado única e exclusivamente para os fins a que se propõe, com a execução do programa de ensino, zelando pela recuperação da área, mantendo a capacidade produtiva do solo e contribuindo para a diminuição de desmatamentos.

Ufac201701024.jpg

A implantação da unidade experimental agrícola em Cruzeiro do Sul será garantida com recursos próprios da cessionária. Com a nova área, chegarão a três os espaços de pesquisa experimental sob responsabilidade da Ufac. Os outros dois são a fazenda experimental Catuaba, localizada no município de Senador Guiomard, e a reserva florestal Humaitá, na estrada do município de Porto Acre.

Esses espaços atendem os estudantes do campus sede e pesquisadores de outras instituições de ensino ou pesquisa, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade de Exeter (Inglaterra), Jardim Botânico de Nova York e Universidade da Flórida (EUA), Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Rede Amazônica de Inventários Florestais (Rainfor).