Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza Curso Básico de Arquivo

padrao

Ufac realiza Curso Básico de Arquivo

publicado: 27/03/2017 16h34, última modificação: 30/03/2017 10h04

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), realizou o curso Básico de Arquivo para alunos, técnico-administrativos e comunidade externa. Além de capacitar os participantes com conhecimentos básicos de arquivologia, o curso trata da importância da atividade para a administração, cultura, história e como recurso de pesquisa. O curso iniciou suas atividades no dia 2 de fevereiro e o encerramento está programado para o final de março.

Ufac2017032711.jpg

O público alvo são estudantes do curso de História e funcionários da Ufac, bem como lideranças e membros de movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, ONG’s, servidores públicos e estudantes do ensino médio.

Ufac2017032712.jpg

A professora aposentada da Ufac, Maria José Bezerra é a ministrante convidada do curso. Maria José lembrou a importância dos documentos para a administração e a pesquisa. “O documento tem uma importância vital para a administração. Mas, quando esse valor administrativo se encerra, é importante que o documento passe a se constituir uma fonte de pesquisa”, disse a professora.

“Aqui na Ufac só temos duas ou três pessoas com graduação em arquivologia. E o número de profissionais da área atuando no Estado é muito baixo. Seria necessário um curso técnico com parceria entre Estado e Ufac para atender, não só a cidade de Rio Branco, mas, também, aos municípios que têm documentos e precisam ser organizados”, complementou Maria José. “Esses documentos são a memória social; o patrimônio histórico do povo acreano”.

Ufac2017032713.jpg

Para a estudante do curso de Ciências Sociais da Ufac, Sofia Rogério de Oliveira, a principal motivação em participar do curso foi enriquecer o currículo. “As empresas estão buscando pessoas com mais conteúdo. Isso desperta o interesse”, ressaltou Sofia. “Hoje eu já tenho uma noção básica de como organizar um arquivo, uma informação e isso vai me ajudar, até mesmo, na produção do meu Trabalho de Conclusão de Curso. Esse curso é importante para o meu futuro”.