padrao
Ufac implementa sistema de segurança eletrônica
A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Prefeitura do Campus (Prefcam), inicia, nos próximos dias, a instalação de câmeras de segurança e da central de videomonitoramento no campus-sede, em Rio Branco. Esse sistema de segurança eletrônica visa garantir maior tranquilidade à comunidade universitária e visitantes, além de inibir ocorrência de furtos.
Pensado durante a primeira gestão do reitor Minoru Kinpara e da vice-reitora Guida Aquino, o sistema de segurança eletrônica da Ufac prevê a instalação de 494 câmeras, divididas nos campi de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. O projeto também prevê a instalação de uma central de videomonitoramento no campus de Rio Branco. O valor de investimento é de R$ 1.783,749,13 e consta no Planejamento Estratégico da instituição.
O projeto foi elaborado pela Prefcam. A instalação das câmeras e a montagem da central de videomonitoramento devem durar 45 dias e obedecem a um cronograma de execução em que será priorizado locais com maior vulnerabilidade, como blocos de laboratórios.
A prefeita do campus, Odineide Farias de Oliveira Bassi, ressaltou que o projeto levou em consideração dados estatísticos sobre áreas com maior número de ocorrências em anos anteriores. “Com a implantação desse sistema eletrônico, integrado com a vigilância e a segurança terceirizada, visamos aumentar a sensação de segurança para a comunidade universitária e externa”, disse. “Queremos reduzir as ocorrências de furto nos campi por meio da prevenção.”
No total, foram adquiridas 494 câmeras, quatro delas no modelo Speed Dome, com movimento de 360 graus e possibilidade de aproximação de imagem. As câmeras serão instaladas nas áreas externas dos prédios, nas guaritas, corredores, entradas dos prédios e estacionamentos. Alguns locais específicos, como o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Central terão câmeras também na parte interna do prédio.
O diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufac (NTI), Edvandro Reckziegel, explicou que as câmeras de segurança do sistema de segurança eletrônica da Ufac são do formato IP Câmera, e irão utilizar a infraestrutura de rede da instituição. “Os investimentos em infraestrutura lógica, feitos entre 2014 e 2016, possibilitaram a implementação do projeto”, afirmou.
O projeto é também uma atualização do sistema de segurança da Ufac. A partir da implementação do projeto, a Ufac contará com ronda motorizada espalhada pelo campus, que foi divido em setores. A central de monitoramento dará suporte aos vigilantes da ronda motorizada. “Quando um vigilante presenciar algo suspeito, acionará, via rádio, a ronda que estiver no setor da ocorrência que chegará mais rápido ao local”, explicou a prefeita do campus.
Com a implantação do sistema, 98% da área do campus de Rio Branco será monitorada por câmeras de segurança. Nos campi de Cruzeiro do Sul e Brasileia será feita uma identificação de quais ambientes necessitam da instalação dos equipamentos.