Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac inaugura novas instalações do RU

padrao

Ufac inaugura novas instalações do RU

Prédio conta com dois pisos, capacidade para 500 pessoas, além de hall com sofás, TV e espaço cultural
publicado: 10/08/2017 16h25, última modificação: 10/08/2017 16h25

Almoçar fora de casa, apesar de caro, acaba sendo a única opção para boa parte dos alunos de nível superior que dedicam a maior parte do dia à rotina de estudos e pesquisas nos campi da Universidade Federal do Acre (Ufac). Atenta a essa realidade, a Ufac inaugurou nesta quinta-feira, 10, as novas instalações do restaurante universitário Enock Nunes de Freitas.

A exemplo do que já vinha acontecendo no antigo modelo, o espaço está pronto para servir, além de almoço, café da manhã e jantar para estudantes, ao valor de R$ 1 cada. Alunos de pós-graduação pagam R$ 1,50 e servidores, R$ 3.

Arroz, feijão, salada, frango ou carne vermelha e suco. Esse é o padrão das, em média, 2 mil refeições servidas diariamente (acrescente-se a esse número 500 cafés da manhã) no espaço que passa a contar, a partir de agora, com cozinha ampliada, dois refeitórios, 500 assentos, banheiros e hall de entrada, com sofás, televisão, poltronas e espaço cultural. Tudo distribuído em dois pisos.

“Funcionando em um ambiente mais amplo e climatizado, o novo restaurante vai proporcionar aos usuários mais conforto e bem-estar durante as refeições, começando pela capacidade de atendimento simultâneo que, agora, foi duplicada”, destacou o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira. “Isso terá como impacto a diminuição no tempo de espera. A universidade mostra seu compromisso com a humanização dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica.”

Estrutura e funcionamento

O Restaurante Universitário (RU) segue funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h (café da manhã), das 11h30 às 14h (almoço) e das 18h às 19h30 (jantar). Aos sábados, são servidas as duas primeiras refeições principais do dia.

“A boa alimentação dos nossos estudantes é uma preocupação nossa desde o início da gestão. Ainda nos primeiros 100 dias de trabalho, implementamos a redução do valor cobrado pela refeição aos nossos alunos; depois passamos a oferecer café da manhã, o que não existia, e o atendimento também aos sábados”, relembrou o reitor Minoru Kinpara. “Agora estamos conseguindo inaugurar esse espaço, mais amplo e completo para a nossa comunidade acadêmica.”

Para a vice-reitora Guida Aquino, a manutenção do RU é uma das prioridades da Ufac. “Não estamos medindo esforços para garantir esse serviço, mesmo com a pior crise que estamos sofrendo”, disse.

A estudante Josefa Queiroz, do 3º período do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa, foi uma das primeiras a utilizar o novo serviço do restaurante. A inauguração do RU, para ela, trará mais comodidade ao alunos. “Diariamente, a gente faz aqui as duas primeiras refeições, o café e o almoço”, contou. “Mas há dias em que é necessário passar o dia inteiro na universidade; aí são três refeições mesmo, para aguentar. Além de ter uma alimentação mais saudável, é possível economizar, já que o valor cobrado é bastante acessível.”

O acesso aos refeitórios somente é garantido mediante apresentação do tíquete de compra da refeição e da carteirinha de identificação do aluno ou servidor. A carteirinha é de uso pessoal e intransferível e permite ao usuário um único acesso por refeição. Até o final do mês de agosto, equipes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) estarão no local para atender usuários ainda não cadastrados. A venda dos tíquetes permanece no mesmo lugar do antigo RU, no Centro de Convivência.

Parcerias e homenagens

Durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, destacou os avanços infraestruturais ocorridos na instituição e reafirmou a parceria da prefeitura com a universidade. “Os RUs são espaços de encontro de todos os cursos nas universidades e merecem todo o cuidado pela responsabilidade social que carregam”, ressaltou. “Para muitos alunos, é difícil se manter na universidade e o RU torna-se, então, fundamental. Nós, na prefeitura, nos espelhamos nesse empenho também no nosso dia a dia de trabalho.”

Para a manutenção das atividades, o RU conta com 38 funcionários na linha de produção, dois nutricionistas, dois coordenadores, um diretor e quatro servidores para apoio administrativo. Antes do descerramento da placa de inauguração, dois dos membros mais antigos da equipe foram homenageados pela dedicação, colaboração e eficiência nos serviços prestados.

“Eu comecei a trabalhar na Ufac em 1985. Naquela época, a gente servia 80 refeições no almoço e 40 no jantar. O RU era uma cantina que servia lanches e também refeição”, lembrou uma das homenageadas, a coordenadora do RU, Elza Dias. “Muita coisa mudou até chegarmos aqui e é uma honra poder ter assistido e acompanhado todas essas etapas.”

Emocionado, José da Costa, servidor da instituição há 35 anos, exibia orgulhoso o certificado recebido. “Quando eu digo o tempo que trabalho no mesmo lugar, as pessoas não querem acreditar, porque é realmente difícil”, relatou. “A gente passou por muitas dificuldades em relação a condições de trabalho até chegar aqui, mas dá um orgulho danado olhar para trás e ver que servimos tanta gente importante, como doutores, médicos, antigos reitores e até políticos famosos, como Marina Silva, Marcos Afonso e Jorge Viana.”

Confira a galeria de fotos:

Ufac inaugura novas instalações do RU