Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac inaugura novo RU nesta quinta-feira

padrao

Ufac inaugura novo RU nesta quinta-feira

publicado: 07/08/2017 15h31, última modificação: 09/08/2017 15h38

A comunidade acadêmica da Universidade Federal do Acre (Ufac) passa a contar, a partir desta quinta-feira, 10, com os serviços do novo Restaurante Universitário (RU) do campus-sede. O prédio, estruturado em um ambiente amplo e climatizado, proporcionará aos usuários mais conforto e bem-estar durante as refeições.

“O RU tem um papel fundamental para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de ser um espaço de interação entre a comunidade acadêmica”, disse o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Siqueira. “Essa é uma obra com a qual tivemos muito cuidado e nos orgulha poder entregá-la.”

Construído em dois pisos, o novo espaço conta com dois refeitórios e capacidade total de atendimento para 500 usuários simultaneamente, o dobro da capacidade atual.  No piso térreo, estão um hall de entrada, com sofás, poltronas e espaço cultural, a cozinha, além de mesas com cadeiras para atender 240 usuários. No piso superior, estão as mesas para o atendimento de outras 260 pessoas.

“O RU é um local de grande rotatividade. Agora, com essa ampliação significativa do espaço, acreditamos que reduziremos bastante o tempo de pessoas esperando na fila”, destacou a diretora de Apoio Estudantil, Floripes Silva Rebouças.

O novo restaurante seguirá a metodologia de funcionamento do antigo RU, oferecendo à comunidade acadêmica, a preços acessíveis, as três principais refeições diárias: café da manhã, das 7h às 8h; almoço, das 11h30 às 14h; e jantar, das 18h às 19h30. Entre as mudanças, está a instalação de catracas para acesso exclusivo, mediante apresentação da carteirinha estudantil, confeccionada pela própria instituição.

“Ao longo dos últimos meses, a Proaes [Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis] promoveu uma forte campanha para a retirada dessas carteirinhas”, lembrou Siqueira. “A entrega vem sendo feita normalmente aqui na Proaes e, para aqueles que não efetuaram o cadastro, estaremos com equipes no local, nos horários de almoço e jantar, para emissão na hora.”

O pró-reitor informou que o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) está trabalhando em um sistema que permitirá que as carteirinhas possam também ser recarregadas com créditos para o pagamento das refeições. Mas, por enquanto, a venda dos tíquetes será no mesmo lugar do antigo RU. Ao usuário só será permitido um único acesso ao novo prédio por refeição. A carteirinha é de uso pessoal e intransferível.

Na área de alimentação, serão respeitadas a boas práticas de fabricação, que incluem instalações adequadas para a produção das refeições de maneira higiênica e eficiente. O local ganhou novos utensílios e equipamentos, como máquinas e fogões industriais para o preparo da comida.

Para a manutenção das atividades, o RU conta com 38 funcionários na linha de produção, dois nutricionistas, dois coordenadores, um diretor e quatro servidores para apoio administrativo.