Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac inicia 2 especializações na área de saúde

padrao

Ufac inicia 2 especializações na área de saúde

publicado: 06/03/2017 15h06, última modificação: 06/03/2017 15h07

A primeira atividade da agenda dos alunos selecionados para o curso de pós-graduação lato sensu dos programas de residência multiprofissional integrada em Saúde da Família e Comunidade e residência em Enfermagem Obstétrica da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi participar, na manhã desta segunda-feira, 6, de uma aula com a presença da vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, representantes dos cursos e parceiros do município e do Estado. Na ocasião, os residentes também receberam informações gerais sobre o andamento do curso.

As atividades da residência serão desenvolvidas na rede de atenção à saúde graças a uma pareceria entre a Ufac, a Prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado do Acre. Das 5.760 horas de carga horária, 80% serão de teor prático. A ideia é dar continuidade à formação de maneira articulada com o sistema de saúde. “Dessa forma, a universidade cumpre com seu papel, contribuindo para o desenvolvimento da área da saúde, trazendo respostas à sociedade e se aproximando da comunidade”, destacou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista.

A vice-reitora Guida Aquino encerrou o encontro dando as boas-vindas aos novos residentes, parabenizando-os pela conquista. “Nós sabemos que foi um árduo processo seletivo, com uma concorrência enorme. Todos que estão aqui são vitoriosos”, destacou. Ela também falou da alegria de fazer parte do trajeto de evolução pelo qual passa a pós-graduação da Ufac.

“Desde que assumimos a gestão, demos um salto em pesquisa e pós-graduação. Saímos de seis programas de mestrado para 14, com o acréscimo de quatro programas de doutorado, afastando de vez o risco de perder o status de universidade”, lembrou. “Com isso, vocês podem dar continuidade à carreira acadêmica aqui mesmo na Ufac, tendo a oportunidade de seguir para mestrados e doutorados.”

Essas são as terceiras turmas dos respectivos programas na Ufac. O curso terá duração de dois anos, com carga horária semanal de 60 horas. Para incentivar a participação, os candidatos selecionados, desde que atendidos os requisitos, receberão bolsa mensal.

A turma de residência multiprofissional integrada em Saúde da Família e Comunidade conta com dez estudantes, entre enfermeiro, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta, fonoaudiologista, educador físico, dentista e psicólogo. A residência em Enfermagem Obstétrica é composta por seis alunos, todos enfermeiros.

Veja a galeria de fotos:

Aula inaugural de Residência em Enfermagem - 2017