Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac inicia confecção de Identidade Estudantil e Funcional

padrao

Ufac inicia confecção de Identidade Estudantil e Funcional

A implantação trará benefícios quanto à utilização dos serviços dentro da Ufac
publicado: 03/05/2017 19h19, última modificação: 08/05/2017 02h20

Com o objetivo de tornar dinâmico o acesso de alunos e servidores a serviços internos como restaurante universitário e biblioteca, a Universidade Federal do Acre (Ufac) inicia a implantação da Identidade Estudantil e Identidade Funcional. O processo de confecção das identidades tem início na próxima quinta-feira, 4, no hall da reitoria. Ao final, estima-se a impressão de aproximadamente 12 mil carteiras entre alunos e servidores.

“As identidades estabelecem um avanço significativo na padronização dos serviços e economia para a instituição”, declara o Diretor do Núcleo de Tecnologia e Informação (NTI), Edvandro Reckziegel. “Uma identidade para vários serviços otimiza a demanda da universidade”, acrescentou.

Para a Pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep), Filomena Cruz, a identidade é um documento que facilita a identificação dos servidores dentro da Ufac. De acordo com Filomena, a Ufac possui uma demanda crescente de serviços que exigem circulação de servidores entre os diversos setores da instituição. “Além de ser um documento válido em todo o território nacional, a identificação beneficia o trânsito livre e a cooperação de outros servidores para o bom andamento dos serviços”, explicou.

Entre os benefícios da Identidade Estudantil está a proposta de redução no tempo de espera no Restaurante Universitário (RU). De acordo com o Pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proaes), Sérgio Siqueira, a identidade possui um código de barras que dará acesso aos serviços do RU, o que, explica ele “ser um grande avanço na universidade”. “Queremos reduzir o tempo de espera no RU e também otimizar a compra do ticket. A Identidade vai nos ajudar a oferecer um serviço melhor aos nossos alunos”.

“Há um grande desafio para a confecção das carteiras. Para isso, foi desenvolvido um sistema prático e inteligente que otimizará a confecção das carteiras”, afirmou a Diretora da Ascom, Aleta Dreves. O sistema desenvolvido pelo NTI ajudará no cadastro de informações e gerenciamento dos arquivos de impressão. “A Ascom propôs uma dinâmica que facilita o fluxo de informação e os dados necessários para a impressão da carteira. O desafio da nossa equipe foi desenvolver um sistema responsivo e ágil”, explicou o Coordenador de Sistemas de Informação, Valdo Melo.

Confecção das carteiras

A confecção das carteiras obedecerá a um cronograma, que começa com a atualização cadastral de alunos e servidores, até a impressão pela Proaes e Prodgep, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. A fase inicial, prevista para iniciar nesta quinta-feira, 4, ocorre no prédio da reitoria, atendendo, primeiramente, aos servidores do campus sede, em Rio Branco. “O objetivo é testar o sistema e ver como se comporta o fluxo de trabalho pensado para procedimento das carteiras”, explica o coordenador do processo, Glauco Capper.

De acordo com Capper, após a realização da atualização cadastral dos servidores, será disponibilizado um cronograma para a realização das fotos e confecção das carteiras dos alunos dos campi Rio Branco; Floresta em Cruzeiro do Sul; e o Colégio de Aplicação. “O cronograma obedecerá ao funcionamento dos cursos e dos setores da universidade. Isso facilitará o trabalho, trará organização e otimizará o tempo para a produção das carteiras”.

Para realizar a atualização de cadastro é necessário ter em mãos RG e CPF. O cronograma de onde será disponibilizada as cabines que farão atendimento será divulgado, em breve, no site da Ufac e, também, por meio da página oficial da instituição no Facebook.