Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac oferece curso básico de Libras para servidores
conteúdo

padrao

Ufac oferece curso básico de Libras para servidores

publicado: 18/05/2017 15h45, última modificação: 18/05/2017 15h45

Servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) participam do curso básico de Libras oferecido pela Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento (DDD), ligada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodgep). O objetivo é ampliar os espaços de interação e melhorar o atendimento dado à comunidade surda que acessa os serviços oferecidos pela universidade.

Ao todo, 20 servidores concluíram a primeira fase do programa, composta por 30 horas. Setores como Assessoria de Comunicação, Coordenadoria Patrimonial, Diretoria de Gestão de Pessoas, Laboratório de Microbiologia, Núcleo de Apoio à Inclusão, Núcleo de Registro e Controle Acadêmico, Pró-Reitoria de Extensão, Unidade de Tecnologia de Alimentos, além das coordenações dos cursos de Enfermagem, Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e do Colégio de Aplicação (CAP), foram contemplados pela capacitação. A pedido dos participantes, o curso foi estendido até o final do mês, alcançando a carga horária de 100 horas.

“Hoje, temos livre acesso de pessoas com deficiência na instituição, pessoas que precisam de um atendimento adequado para que se sintam inseridos no ambiente da universidade”, defende a diretora da DDD, Ethiene Gouveia. “Para a equipe da DDD, foi uma grata surpresa o interesse gerado pelo curso. Não medimos esforços para atender a solicitação de ampliação da carga horária.” 

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, no auditório do Órgão dos Colegiados Superiores. Segundo a intérprete da instituição e capacitadora do curso, Anna Jamilly Martins, o projeto foi pensado de maneira a proporcionar aos servidores conhecimentos sobre a língua brasileira de sinais, que é a língua natural do surdo e segunda língua oficial no Brasil desde 2002. 

“O conteúdo do curso foi montado de forma a atender às situações do cotidiano acadêmico-administrativo. A ideia é fazer com que os servidores se interessem e interajam com a comunidade surda dentro e fora do campus. Lugares específicos da Ufac e da cidade de Rio Branco, cumprimentos, dias da semana, meses do ano e a formulação de frases simples foram priorizados no conteúdo programático”, explica Anna, que ministrou toda a primeira fase do curso. A segunda etapa da capacitação está sendo orientada pelo professor do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa, Israel Queiroz.

Uma das participantes, a assistente social lotada no CAP, Daiane Rocha, acredita que a conclusão do curso lhe possibilitará mais autonomia na comunicação com pessoas surdas usuárias de Libras, o que trará impacto direto na sua atuação profissional.

“Como assistente social, eu trabalho com a busca da garantia do direito do usuário. No Colégio de Aplicação não seria diferente. Eu devo garantir que o aluno surdo seja devidamente assistido e, quanto mais eu puder interagir e falar com ele, melhor para a nossa relação”, argumenta a servidora, que já tem colocado em prática o que tem aprendido na sala de aula. “Durante essas duas semanas de curso, eu precisei interagir com um dos nossos alunos que é surdo e consegui sinalizar para que deixasse de brincar e prestasse atenção naquele momento.” 

Diretoria de Desempenho e Desenvolvimento 

A DDD é um órgão de assessoramento à Prodgep. Entre outras competências, cabe-lhe propor, implementar e acompanhar os programas de dimensionamento, qualificação, capacitação, treinamento, avaliação e desempenho dos servidores da instituição. A esse setor cabe a responsabilidade de organização do chamado Plano Anual de Capacitações, instrumento no qual consta a programação de cursos e eventos de capacitação para os servidores técnico-administrativos. 

Segundo a diretora da DDD, para este ano estão previstos cursos até o mês de novembro. “O curso de Libras foi o primeiro do ano, mas ainda para este mês temos mais dois cursos agendados e outro para o início de junho”, lembra Ethiene Gouveia. Os cursos programados são Design Editorial e Ciclo de Ambientação para Novos Servidores, em Rio Branco, e Processo Administrativo, para técnico-administrativos do campus Floresta.