Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac oferece curso de gestão por processos a servidores

padrao

Ufac oferece curso de gestão por processos a servidores

publicado: 18/07/2017 14h11, última modificação: 18/07/2017 14h11

Servidores da Universidade Federal do Acre (Ufac) participam durante toda a semana do curso “Gestão por Processos”. A atividade faz parte do conjunto de ações planejadas pela Comissão de Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da instituição que visa modernizar a tramitação de processos dentro da instituição.

Participam do curso técnicos administrativos que estarão envolvidos no projeto piloto de implantação do SEI, previsto para iniciar no mês de setembro, com  abertura, instrução, movimentação e arquivo de processos de férias com substituição de função gratificada; afastamento para qualificação ou capacitação de docente; afastamento para qualificação ou capacitação de técnico-administrativo; comunicação interna circular e substituição temporária de servidor com função gratificada ou cargo de direção.

Para o pró-reitor de planejamento, professor Alexandre Hid, a capacitação é parte fundamental desse processo de implantação. “Para o processo de migração no trâmite de documentos para o ambiente totalmente virtual, é importante que a equipe conheça a cadeia em detalhes, daí o valor do curso de gestão de processos para esses servidores”, disse. “Cabe destacar que a gestão de processos inclui um mapeamento de todos os processos internos da instituição com o objetivo de se alcançar os objetivos da maneira mais eficiente possível”.

O SEI para tramitação de processos que está sendo adotado pela Ufac foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A solução tecnológica é cedida gratuitamente para órgãos públicos do Executivo federal e governos estaduais e municipais.

“O SEI é uma plataforma que articula módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa, tendo como principal característica a liberação do padrão do papel como suporte para documentos institucionais e também o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação em tempo real. Entre as suas principais características e facilidades estão a portabilidade (100% web), o acesso remoto, o acesso de usuários externos, o controle de nível de acesso e a tramitação em múltiplas unidades”, explica o presidente da Comissão, Daniel Pena.

Em algumas instituições que já utilizam o sistema eletrônico, a média de redução do tempo de tramitação de determinados tipos de processo chegou a aproximadamente 90%, com a diminuição de 28% no gasto com aquisição de material de escritório e de 11% em serviços postais.

"Recentemente, fomos recredenciados e elevamos nosso conceito de 3 (suficiente) para 4 (muito bom), o que faz com que sejamos consideradas uma universidade de porte médio. Isso exige a adoção de metodologias que atendam cada vez com mais eficiência as demandas da sociedade e essa nova ferramenta vem para colaborar com esse novo momento”, completa Pena. O SEI faz parte da implantação do Projeto Estratégico Escritório de Projetos e Processos, que já vem sendo desenvolvido em várias universidades e apresentando bons resultados.