Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac oferece serviço de atendimento psicológico à comunidade

padrao

Ufac oferece serviço de atendimento psicológico à comunidade

publicado: 14/07/2017 11h26, última modificação: 14/07/2017 11h30

Foi inaugurado nesta quinta-feira (13), o Serviço-escola de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). O espaço vai oferecer atendimento gratuito à comunidade externa que necessite de cuidados no âmbito da saúde psicológica.

Segundo o Conselho que rege a profissão, os Serviço-escola de Psicologia caracterizam-se como espaços apropriados que aliam a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas diretrizes curriculares dos cursos à prestação de serviços à comunidade.

Na Ufac, os atendimentos serão garantidos por estudantes a partir do 7º período, como parte do estágio obrigatório, com supervisão de professores com qualificação nos serviços oferecidos e coordenação da psicóloga Andréia Caroline da Cruz Alves.

“O atendimento psicológico é, muitas vezes, um serviço caro para a população mais carente o que gera uma demanda muito grande sobre o sistema público. Em Rio Branco, já temos o exemplo das duas clínicas de psicologia das universidades particulares que oferecem atendimento gratuitamente. A Ufac, como universidade pública, possui também essa responsabilidade social de prestar serviços à comunidade. Nosso objetivo é estar a serviço do bem-estar e da saúde mental da população”, avaliou Andréia Caroline.

O Serviço-escola de Psicologia está aberto ao público de segunda à sexta-feira, no Bloco Francisco Bacurau, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas de forma presencial ou através do preenchimento de formulário disponível através do link. “Nesse momento, priorizamos o atendimento da comunidade externa, considerando que a instituição oferece o serviço a servidores e estudantes através da Prodgep (Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas) e da Proaes (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis)”, explicou a coordenadora do curso de Psicologia, professora Inez Maria Jalul.

Entre os serviços oferecidos estão: Psicoterapia individual, psicoterapia infantil, psicoterapia de grupo, plantão psicológico e avaliação psicológica. "O Serviço-escola tem importância fundamental para o curso, o processo de reconhecimento depende do funcionamento do espaço que também é essencial para os estudantes, uma vez que, em muitos casos, vai representar o primeiro momento de atuação desses alunos como futuros profissionais”, disse Prado.

Presente na cerimônia de inauguração do espaço, o reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Martins Kinpara, falou da satisfação de poder abrir o espaço para atendimento à comunidade. “Através de projetos como esse a universidade fortalece o tripé que a sustenta. O que se fará aqui é ensino, é pesquisa e é extensão com o atendimento à sociedade. Esse é nosso papel” destacou. “Para a administração superior é uma satisfação poder atender, hoje, essa demanda tão justa do curso de Psicologia”.

Para uma das estudantes que vai prestar atendimento no Serviço-escola de Psicologia da Ufac, a acadêmica do sétimo período Thaís Alana Soares, a experiência será fundamental para o seu processo de formação acadêmica. “Essa vai ser a primeira experiência de atendimento direto ao público. Já tive outras práticas, mas eram focadas na observação e entrevistas. Esse contato mais próximo do paciente trará um enriquecimento profissional para cada um de nós”, avaliou. “A gente sabe que será desafiador, que ainda não temos as condições ideais, mas iniciar esse atendimento ao público nos deixa muito felizes”.

Mais informações sobre o Serviço-escola de Psicologia da Ufac através do site http://www.ufac.br/site/nucleos/escola-de-psicologia ou do e-mail serpsi.ufac@gmail.com.

Confira a galeria de fotos:

Serviço Escola de Psicologia

Publicado em: 14/7/2017