Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza 10ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais
conteúdo

padrao

Ufac realiza 10ª Semana Acadêmica de Ciências Sociais

publicado: 13/07/2017 08h49, última modificação: 18/07/2017 16h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, de 17 a 21 deste mês, a 10ª Semana de Ciências Sociais. O evento ocorre no Teatro Universitário e no Centro de Convenções e contará com debates, palestras, minicursos e apresentações culturais. 

Com o tema ‘’A não modernidade e as ciências sociais’’, o evento é aberto ao público, sobretudo, às pessoas ligadas ao ativismo cultural e político. De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é fomentar debates sobre educação, cultura, justiça social, democracia, liberdade, diversidade, inclusão, política, tolerância, sexualidade, segurança, comportamento, trabalho, ética e direitos humanos, interpretando relatos e identificando fatos com base em múltiplas referências práticas, teóricas e metodológicas. 

Segundo o doutor em antropologia política, professor Leonardo Lessin, coordenador da semana, o evento vai proporcionar um diálogo acadêmico, com a quebra de fronteiras entre os conhecimentos tradicionais e as produções de novos saberes, democratizando o espaço universitário. ''Quando falamos em inclusão social e diversidade na não modernidade, estamos falando em reconhecimento da participação política de toda a sociedade como elemento fundamental da democracia e do estado de direito. Nosso objetivo é dar voz e  empoderar os setores da população  que sofrem com a violência social e cultural consequência do preconceito e do racismo.  Os  negros, mulheres, indígenas, comunidade LGB, etc. afirma o professor, além de todas minorias cada qual tem sua demanda especifica e é preciso que o estado reconheça e as inclua em sua proposição de políticas de inclusão, para poder promover a cidadania e realizar a democracia."

Para o professor, é importante que a academia reconheça o valor de outros saberes que não apenas o científico. “Estamos tratando com essas pessoas não necessariamente acadêmicas, mas que a instituição tem que reconhecer. A universidade de portas abertas para receber a sociedade, justamente com a função pedagógica e política de estar mostrando que existem direitos e é importante as pessoas saberem disso e lutarem por eles. '' conclui Lessin.

A abertura da 10ª Semana de Ciências Sociais acontecerá no Teatro Universitário a partir das 19h. O credenciamento será realizado, à tarde, no centro de convenções. Para maiores informações acesse a página do facebook do evento 

https://www.facebook.com/xsacs/ ou digite nas redes sociais a #xsacs


 Publicado em: 13/7/2017

*Andressa Larissa (Estagiária Ascom-Ufac)