padrao
Ufac realiza 1º Encontro Acreano de Geografia
O anfiteatro Garibaldi Brasil ficou lotado para a realização do 1º Encontro Acreano de Geografia (Eageo), que marcou, na Universidade Federal do Acre (Ufac), as comemorações pelo Dia do Geógrafo. Palestra, mesa-redonda e lançamento de livros marcaram a programação do evento.
Entre os temas discutidos, esteve “Desafios ao Exercício da Geografia na Atualidade”, com a professora Maria de Jesus Morais, e “Os Campos de Atuação do Profissional de Geografia e Mercado de Trabalho na Atualidade”, com os professores Cláudio Roberto Cavalcante, Waldemir dos Santos, Roger de Oliveira e Harryett Silva.
Os livros lançados foram “Acreanidade: Invenção e Reinvenção da Identidade Acreana”, de Maria de Jesus Morais, e “Seringueiros e Sindicatos: um Povo de Floresta em Busca de Liberdade”, do professor Elder Andrade de Paula.
A programação segue até amanhã, 30, no anfiteatro Garibaldi Brasil, com as mesas-redondas “Experiência e Possibilidades de Pesquisa Geográfica na Amazônia” e “A Organização Profissional e Atuação Política e Social do Profissional da Geografia na Atualidade”.
O Eageo é uma ação do PET Geografia, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação, Centro de Filosofia e Ciência Humanas, coordenações dos cursos de licenciatura e bacharelado em Geografia e Laboratório de Estudos Populacionais, Agrários e Urbanos em Geografia. O evento deve se firmar no calendário acadêmico como um espaço reflexivo sobre as condições e desafios profissionais e políticos na área da geografia na região.