Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza 3ª Semana Acadêmica de Letras: Libras

padrao

Ufac realiza 3ª Semana Acadêmica de Letras: Libras

publicado: 28/08/2017 15h06, última modificação: 28/08/2017 15h06

Docentes e acadêmicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) promoveram, nesta segunda-feira, 28, a abertura da 3ª Semana Acadêmica de Letras: Libras/Língua Portuguesa. O evento foi realizado no Teatro Universitário e contou com grande público.

A solenidade foi aberta com a apresentação do hino acreano, interpretado pelo coral de mãos do Centro de Apoio ao Surdo do Acre. Compuseram o dispositivo de honra o diretor do Centro de Educação Letras e Artes, Itamar da Silva; a coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão, Joseane Martins; a vice-prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, e o coordenador do curso de Letras: Libras, Alexandre Melo.

“A semana acadêmica do curso é um evento anual que já faz parte do nosso calendário. Este ano, ela acontece em um momento muito particular, que é a preparação para a formatura da nossa primeira turma de graduação”, destacou o coordenador do curso. “Muita gente pensa que Libras [língua brasileira de sinais] é a língua portuguesa em gesto, mas não é. Este é nosso desafio e papel: fazer a Libras ser entendida e respeitada como uma língua própria, e esse evento vem para isso.”

Coube à professora Tanya Felipe, do Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro, a função de apresentar a conferência de abertura, intitulada “Linguagem, Cultura Surda e Sociedade”, tema da semana.

Confira a galeria de fotos

3ª Semana de Letras/Libras

“Nesse nosso encontro vamos refletir sobre a linguagem, a cultura e a sociedade sob a perspectiva das comunidades surdas brasileiras”, explicou Tanya. “Assim buscamos subsídios teóricos e práticos para propostas de educação bilíngue para minorias linguísticas. A ideia é repensar o modelo atual e propor alternativas.”

O evento estende-se até sexta-feira, 1, com conferências, palestras, mesas-redondas, comunicações orais, exposição de banners e oficinas acontecendo durante o dia todo. A palestra de encerramento — “Literatura, Cultura e Pedagogia Surda” — será com Cláudio Mourão, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.