Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza abertura da exposição de Bab Franca

padrao

Ufac realiza abertura da exposição de Bab Franca

publicado: 14/06/2017 21h56, última modificação: 16/06/2017 14h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), realizou a abertura da exposição do artista plástico Bab Franca, na tarde desta quarta-feira, 14, no hall da Biblioteca Central. O acervo exposto conta com 34 obras confeccionadas com a técnica acrílica sobre tela e madeira e ficará aberto à visitação até 3 de julho.

Bab agradeceu pelo espaço e pela oportunidade de expor para uma geração que ainda não conhece seu trabalho. Segundo o artista, a Ufac deve ser ocupada por movimentos culturais. “Educação e arte são irmãs siamesas e não devem andar separadas”, disse. “O campus da Ufac está tão bonito e merece uma galeria tecnicamente profissional, que é algo simples: uma caixa branca e iluminada, em que o artista faz o que quiser com aquelas paredes.”

A vice-reitora da Ufac, Guida Aquino, elogiou o trabalho da Proex na organização da vernissagem e agradeceu ao artista Bab Franca pela disponibilidade em realizar a exposição na Ufac. “Temos que trazer essas exposições para a universidade, estimulando nossos estudantes para que possamos descobrir novos talentos na comunidade acadêmica”, afirmou. “Podemos pensar num projeto futuro para uma galeria, um espaço mais adequado para realização dessas exposições na Ufac.”

Nessa exposição, Bab apresenta trabalhos mais recentes da sua nova fase, em que prevalece, na composição de sua obra, a flora, rica em cores fortes e vibrantes, uma mata que pulsa clorofilas fosforescentes e seivas reluzentes.

O artista

Bab Franca nasceu em Juazeiro do Norte (CE) e iniciou sua carreira artística em 1976, quando enviou cinco obras experimentais para o Salão Nacional de Brasília. Todas as obras foram selecionadas. Ele já fez várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. Em 1978, viajou para a Europa, onde permaneceu por mais de três anos, morando exclusivamente em países de cultura latina. Naquela época, foi selecionado em dois importantes salões internacionais: Fundación Juan Miró, em Barcelona, na Espanha, e Salão Enfac, em Torino, na Itália, onde foi premiado.

Em 2010, foi selecionado e premiado com a bolsa de residência artística em Ashfield Sydnei, na Austrália, pelo projeto Ashfield Coucil Artist in Residence Program. Atualmente, o artista reside em Rio Branco, onde tem desenvolvido obras de relevante valor para o patrimônio artístico e cultural da capital, como, por exemplo, as arquibancadas do estádio Arena da Floresta; o painel em mosaico da Usina de Arte João Donato; o mural em mosaico vizinho à passarela, às margens do rio Acre; o mosaico em madeira na Funtac; e o mosaico do Cacimbão da Capoeira.

Confira a galeria de fotos:

Exposição Bab Franca