Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza abertura de fórum do CAP

padrao

Ufac realiza abertura de fórum do CAP

publicado: 09/06/2017 16h57, última modificação: 09/06/2017 16h57

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Colégio de Aplicação (CAP), realizou na noite dessa quinta-feira, 8, a abertura do 1º Fórum de Educação, Saúde e Meio Ambiente no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, no Teatro Universitário do campus de Rio Branco. O fórum visa fomentar a pesquisa científica no âmbito do ensino básico, técnico e tecnológico, bem como viabilizar a produção do conhecimento.

Compondo a mesa de honra estavam o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; a diretora do Colégio da Aplicação, Adélia Aparecida de Melo; a presidente do fórum, Simone Tojal; e a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli.

Kinpara lembrou que, de todas as universidades federais do Brasil, apenas 17 possuem um colégio de aplicação. “Temos um corpo docente muito produtivo, com uma revista científica ‘Qualis B1’ pela Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e alunos que conseguem ótimos resultados no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]”, disse.

A palestra de abertura ficou a cargo do presidente do comitê científico do fórum, professor Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, que falou sobre “Potencialidades da Biodiversidade Amazônica para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”. A atividade cultural ficou por conta das turmas da pré-escola e primeiro ano, das professoras Elaine Honorato e Nágina Oliveria, que dançaram ao som de “Xote Ecológico”, música de Luiz Gonzaga.

O evento ocorre até este sábado, 10, e conta, em sua programação, com conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas e um debate sobre o novo ensino médio. Durante o fórum também acontece a 1ª ExpoCAP, uma exposição que trará trabalhos desenvolvidos por alunos e professores do CAP, com o tema “Encontro de Saberes”.

Todos os trabalhos aceitos e apresentados durante o evento serão publicados na revista “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological”, editada pelos grupos de pesquisa Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade e Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem, do CAP. O periódico possui conceito “Qualis B1” na área de ensino concedido pela Capes.

Confira a galeria de fotos:

Ufac realiza abertura de fórum do CAP