Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza aula inaugural da Pós-Graduação em Filosofia
conteúdo

padrao

Ufac realiza aula inaugural da Pós-Graduação em Filosofia

publicado: 21/02/2017 11h32, última modificação: 21/02/2017 11h33

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou na noite da última sexta-feira, 17, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, a aula inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia: Ontologia, Conhecimento e Linguagem na História da Filosofia.

O coordenador da Pós-Graduação em Filosofia, Carlos Paula de Moraes, destacou a grande procura pelo curso e o público variado que se inscreveu. São 50 alunos aprovados e uma lista de espera de mais 15 nomes. “O público é bem eclético. São advogados, médicos, filósofos, educadores”, destacou o professor. “A Filosofia é, por natureza, interdisciplinar e também muito aberta. Ela não é só uma área do conhecimento humano presa na academia. Ela tem uma relação com a vida concreta das pessoas, seja no campo da ética, política ou relações humanas”. 

Ufac201702212.png

O curso de Filosofia da Ufac já formou três turmas desde o início das atividades. Segundo Moraes, a Pós-Graduação em Filosofia vai dar mais força à Graduação. “Conseguimos aprovar um Doutorado Interinstitucional (Dinter), entre a Universidade de São Paulo e a Ufac, para os professores do curso de Filosofia. No futuro, quando tivermos um número grande de doutores com publicações, queremos implementar nosso próprio curso de mestrado e doutorado”. 

A reitora em exercício, Guida Aquino, parabenizou o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) pela iniciativa. “É importante, pois, oportuniza aos nossos alunos cursar uma especialização”, comemorou Aquino. “Agora, é preciso estreitar parcerias para a criação do mestrado e doutorado próprios nessa área das ciências humanas”, pontuou. 

A mesa de honra do evento foi composta pelo diretor de Pós-Graduação, Francisco Pinheiro, representando o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; o coordenador do curso, Carlos Paula de Moraes, e o diretor do CFCH, José Dourado de Souza. Durante a aula inaugural, Carlos Paula de Moraes ministrou a palestra com tema “A Filosofia em tempos de crise”.