Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza aula inaugural de EAD em Matemática

padrao

Ufac realiza aula inaugural de EAD em Matemática

publicado: 14/08/2017 22h04, última modificação: 15/08/2017 08h04

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizou na última sexta-feira, 11, aula inaugural do curso de graduação de Matemática (licenciatura), na modalidade de educação a distância (EAD), nos municípios de Acrelândia e Xapuri. E no sábado, 12, a solenidade ocorreu no município de Sena Madureira.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, lembrou que a realização de um curso EAD é um sonho antigo da Ufac. “Trabalhamos intensamente e criamos as condições necessárias para que a Ufac possa oferecer cursos nessa modalidade”, disse. “É uma alegria estar levando a universidade para muitas pessoas que não teriam condições de cursar no campus-sede ou no campus Floresta. A EAD possibilita isso.”

O segundo curso a ser ofertado na modalidade EAD será de formação de professores de Física. Segundo o reitor, o curso já está aprovado no Conselho Universitário da Ufac e, assim como o curso de licenciatura em Matemática, é uma demanda muito requisitada no Estado do Acre. “Os cursos de graduação em Matemática e Física são os primeiros dentre muitos outros que virão, inclusive cursos de pós-graduação”, afirmou o reitor.

O curso de graduação a distância em Matemática visa formar professores para atuar no ensino básico. Foram disponibilizadas 200 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017, nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) distribuídos nos municípios de Acrelândia, Feijó, Sena Madureira e Xapuri.

Cada polo contou com 50 vagas. Os polos de apoio presencial são mantidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo Sistema UAB em parceria com o governo do Estado e das prefeituras municipais.

O coordenador do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (Niead), Luiz Matos, ressaltou que foram aproximadamente dez anos entre reuniões, planejamento, elaboração de projetos e captação de recursos junto a Capes até o início das aulas. “O Acre é um Estado de grandes dimensões e que tem uma população no interior que precisa de educação para desenvolver seus municípios”, opinou.

Participaram da solenidade o coordenador do curso, José Roberto Guimarães de Souza; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, José Ronaldo; o coordenador do Niead, Luiz Matos, e a representante da Secretaria de Educação do Estado do Acre, Cleide Prudêncio.

No próximo sábado, 19, será realizada a aula inaugural do curso no polo da UAB no município de Feijó.

Confira a galeria de fotos

Aula Inaugural EAD (Acrelandia, Sena Madureira e Xapuri)