Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza aula inaugural do curso de Especialização em Saúde Pública

padrao

Ufac realiza aula inaugural do curso de Especialização em Saúde Pública

publicado: 03/07/2017 12h06, última modificação: 03/07/2017 12h06

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou na manhã desta quarta-feira (28) a aula inaugural da segunda turma do curso de Especialização em Saúde Pública.

A mesa de honra do evento foi composta pela vice-reitora, Guida Aquino, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista; pelo diretor de Pós-Graduação, Francisco Pinheiro, pelo coordenador do curso, Orivaldo Souza, pela coordenadora da Secretaria Técnica Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública/Fiocruz, Rosa Souza e pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD), Wagner Pinto.

“Vocês estão cientes do desafio e, sem dúvida, concluirão com êxito essa jornada. A universidade está garantindo qualificação acadêmica e valorização às pessoas” saudou a vice reitora. “Nos últimos anos crescemos em 200% a nossa pós-graduação, mas tudo isso só tem sentido porque temos demanda tanto de profissionais como de serviço. Aproveitem essa oportunidade e sejam todos muito bem-vindos à família Ufac”, completou.

O curso de Especialização em Saúde Pública visa o fortalecimento e a articulação entre o ensino, serviço e comunidade com a intenção de qualificar profissionais da área da saúde em uma perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional.

"Nesse segundo processo seletivo do Curso de Especialização em Saúde Pública foram aprovados 40 discentes com diversas formações, tais como: filosofia, enfermagem, biomedicina, educação física, fisioterapia, medicina, serviço social. Todos os aprovados tem vínculo empregatício com órgãos associados ao Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o coordenador do curso de especialização, professor Orivaldo Souza.

Segundo o docente, o Curso de Especialização em Saúde Pública visa contribuir com a formação permanente em consonância com os princípios e diretrizes do SUS. “Deste modo, esse curso de especialização contribuirá no aprimoramento da gestão participativa e colaborativa com a comunidade e no aperfeiçoamento das ações da atenção básica em saúde”, disse.

A especialização é resultado de uma parceria entre a Ufac e a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública-RedEscola, com apoio da Fiocruz. Ao todo, serão 390 horas distribuídas em três períodos mensais por disciplina. A prática integrada, correspondente a 60 horas, será realizada nos serviços de saúde. O término do curso está previsto para o mês de maio de 2017.

Entre as disciplinas a serem ofertadas estarão: marcos históricos e conceituais da saúde pública; atenção primária à saúde e a estratégia saúde da família; epidemiologia e sistema de informação em saúde; planejamento e gestão; seminários em saúde pública; métodos e técnicas de pesquisa científica; práticas integradas; e, por fim, o trabalho de conclusão de curso (TCC).