Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza aula inaugural do mestrado em Ecologia
conteúdo

padrao

Ufac realiza aula inaugural do mestrado em Ecologia

publicado: 26/05/2017 16h49, última modificação: 26/05/2017 16h49

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), realizou na tarde desta sexta-feira, 26, aula inaugural da turma de 2017 do programa de pós-graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, no Bloco dos Mestrados do campus de Rio Branco. 

O curso é o primeiro mestrado criado na Ufac e marcou o início das atividades de pós-graduação na universidade. Iniciou com um perfil amplo, multidisciplinar, que remonta ao final da década de 1990, quando da sua criação. Atualmente, é voltado para ecologia dentro das ciências biológicas.

O coordenador do mestrado, Fernando Schmidt, ressaltou que o curso é fundamental na descrição de padrões da biodiversidade da região. “Nossos estudantes têm desenvolvido projetos de dissertação nas áreas naturais da própria Ufac, na fazenda experimental Catuaba e reserva florestal Humaitá, mas também em unidades de conservação ambiental no Estado, com o parque estadual Chandless, onde são estudados diversos aspectos da biodiversidade, desde plantas a animais”, disse o professor. 

Schmidt destacou que o curso também tem um trabalho importante para conservação dessa biodiversidade. “Mesmo o Acre tendo 80% de suas áreas naturais conservadas, já apresenta em torno de 15% de degradação e muitas das dissertações estão verificando as respostas de diferentes organismos a essa alteração que esses ambientes naturais têm sofrido recentemente”, informou. 

A turma atual conta com 17 alunos, egressos dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Geografia. Esse primeiro encontro visa passar informações gerais de funcionamento do programa e apresentar o cronograma de atividades e disciplinas. O curso já tem atividades planejadas até o primeiro semestre de 2018.

De Tefé, no Amazonas, David Pedroza Guimarães é graduado em Biologia (licenciatura) e escolheu mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais para poder pesquisar as aves da região. “O curso tem um professor especialista em aves, Edson Guilherme, e isso pesou na minha escolha, pois quero fazer pesquisas que possam ajudar, nem que seja um pouquinho, na conservação das espécies”, disse o estudante, que pretende seguir carreira no magistério superior. “O mestrado vai me ajudar bastante. Assim que terminar o curso, quero passar um tempo na sala de aula para ganhar experiência e depois tentar um doutorado.”