Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac realiza palestras sobre violência contra a mulher

padrao

Ufac realiza palestras sobre violência contra a mulher

publicado: 14/11/2017 11h08, última modificação: 20/11/2017 15h40

Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou, em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), palestras e oficinas de conscientização sobre violência contra a mulher na região do Juruá, interior do Acre.

A primeira palestra ocorreu na terça-feira passada, 7, para estudantes do ensino médio da escola Francisco Freire de Carvalho, no município de Mâncio Lima. A palestra tratou de relações sociais de gênero e produção da violência contra a mulher.

A mesma palestra ocorreu na escola estadual Francisco Braga de Souza, no município de Rodrigues Alves, na sexta-feira, 10, também para estudantes do ensino médio.

A estudante Estefânia Oliveira, do 2º ano, aprovou a iniciativa. “Esse tipo conhecimento mostra que, a partir de hoje, nós, mulheres devemos cuidar mais de nós e sermos menos escravas; sermos nós mesmas”, disse.

Além das palestras nas escolas, foram realizadas oficinas para as Redes de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, dos municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima, nos dias 8 e 9. As oficinas, com duração de oito horas, tiveram como objetivo conscientizar profissionais da área sobre os diversos tipos de violência que as mulheres sofrem.

A ministrante das oficinas e palestras foi a pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Raça da Amazônia e membro da equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, Fabiana Nogueira Chaves.

“A única forma de construirmos uma sociedade igualitária é produzindo uma educação emancipadora, uma educação para a igualdade, para a produção de uma sociedade não violenta”, disse Fabiana. “É muito gratificante ver as meninas com os olhos brilhando na primeira fila da escola, concordando e prestando atenção.”

Ufac realiza palestras sobre violência contra a mulher