Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac recebe visita de coordenador do programa de pós-Graduação em Filosofia da USP
conteúdo

padrao

Ufac recebe visita de coordenador do programa de pós-Graduação em Filosofia da USP

publicado: 18/07/2017 15h24, última modificação: 18/07/2017 16h51

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu, na última semana, a visita do coordenador do Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo, Alberto Ribeiro. O professor veio ao Acre participar do processo que seleciona candidatos para o Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Filosofia fruto de uma parceria entre as duas instituições. 

Na ocasião, Ribeiro reuniu-se com a vice-reitora da instituição, Guida Aquino, com o pró-reitor de pesquisa e pós graduação, Josimar Batista, e com o coordenador do Dinter Filosofia na Ufac, João Lima, para tratar de detalhes do andamento do projeto.

O Dinter em Filosofia foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em novembro do ano passado com o objetivo de qualificar, por meio de titulação, docentes efetivos da Ufac e fixar doutores na Amazônia.

Ao todo, estão sendo selecionados oito futuros doutorandos, com projetos de pesquisas que contemplem uma das seguintes linhas de pesquisa: História da Filosofia; Lógica, Filosofia da Linguagem e Filosofia das Ciências; Estética e Filosofia da Arte; e Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas.

Os professores aprovados terão a oportunidade de participar do mais antigo Programa de Pós-Graduação em Filosofia do país, com avaliação máxima da Capes. “Historicamente, o Programa de Pós Graduação em Filosofia da USP tem o compromisso de auxiliar na formação de professores de universidades públicas fora do eixo sul-sudeste”, justificou Ribeiro.

Para João Lima, além da qualificação dos professores, o Dinter possibilitará a consolidação de grupos institucionais de pesquisas na área. “Esse grupo que retornará do Dinter terá um importante papel no processo de fortalecimento do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e nas ações de ensino, pesquisa e extensão na área de Filosofia no Estado”.

Atualmente, o quadro total de docentes efetivos da Ufac conta 325 professores doutores, 264 mestres e 77 especialistas. Além de qualificar nosso quadro efetivo, estaremos consolidando novas pesquisas na região e nos preparando para, no futuro, propor uma pós-graduação na área aqui mesmo na nossa região”, ponderou Josimar Batista.