Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac retoma obras da 1ª pista oficial de atletismo do Acre
conteúdo

padrao

Ufac retoma obras da 1ª pista oficial de atletismo do Acre

A previsão é que esteja concluída no 2º semestre de 2017; pista está orçada em R$ 11 milhões, recursos do Ministério do Esporte
publicado: 27/04/2017 16h04, última modificação: 27/04/2017 16h04

A Universidade Federal do Acre (Ufac) anunciou a retomada das obras da primeira pista de padrão internacional no Estado do Acre, nessa terça-feira, 25. A obra, que está atualmente em fase de construção da base da pista, teve os trabalhos retomados após o fim do período chuvoso na região. A pista está sendo construída no campus-sede da instituição e respeitará as marcações oficiais recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo. 

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a pista de atletismo da Ufac vai atender a comunidade acadêmica e os atletas de todo o Acre, que não precisarão sair do Estado para treinar para competições de alto nível. “Teremos uma pista de atletismo de padrões internacionais. Vamos poder sediar competições de alto rendimento e desenvolver projetos com os cursos de Educação Física e da área de saúde”, disse. “Trabalhamos para possibilitar melhores condições de ensino e aprendizagem para nossos estudantes e também melhorias para a comunidade externa, por meio dos nossos projetos e da extensão.” 

A pista, orçada em R$ 11 milhões, tem recursos disponibilizados pelo Ministério do Esporte e está sendo construída em duas etapas: a parte estrutural e a instalação do revestimento. O revestimento já foi comprado e está em uma fábrica na Itália, aguardando a ordem de envio, que será emitida faltando 90 dias para a conclusão da fase estrutural da pista.

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, lembrou que a obra da pista de atletismo é um projeto previsto no Planejamento Estratégico da Ufac de pensar a universidade para o horizonte de 20 anos (Ufac20). “A pista vai integrar um complexo esportivo com piscina, pista de atletismo, quadra, ginásio poliesportivo”, lembrou. “Um conjunto de equipamentos que permitirá desenvolver bons projetos na área esportiva e de saúde.” 

A pista de atletismo de alto rendimento da Ufac está sendo construída próximo ao bloco de Educação Física, em uma área total de 6.615 metros quadrados. O projeto contará com urbanização, iluminação, alambrado e equipamentos completos, que irão atender a necessidade de modalidades que incluem corrida, salto com vara, salto triplo e extensão, lançamento de peso, lançamento de dardo e salto em altura. Com oito raias de 400 metros cada, a pista estará apta a buscar a certificação internacional Classe 2 da Associação Internacional das Federações de Atletismo.