Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac sedia 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde

padrao

Ufac sedia 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde

Em 2 dias de programação, evento discute integração de ensino, serviço e comunidade
publicado: 02/06/2017 10h46, última modificação: 02/06/2017 10h46

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia o 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde. O evento, iniciado nessa quinta-feira, 1, com término nesta sexta, 2, é uma estratégia do projeto Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) e tem como tema “Inovando o Saber Saúde: o Desafio da Integração Ensino-Serviço-Comunidade”.

Na abertura do fórum, o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, destacou o tema escolhido para debate. “Ainda existe uma compreensão muita limitada do que seja a inovação”, ponderou. “Quando falamos da necessidade de mudança na estrutura curricular de alguns cursos, estamos fazendo inovação. É preciso boa disposição e vontade para encarar as mudanças e, efetivamente, inovar.”

Como uma das ações do PET, o fórum nasceu com a proposta de servir como espaço de discussão permanente, envolvendo instituições formadoras públicas e privadas, acadêmicos, serviços de saúde e representantes da comunidade. Ao todo, foram inscritos 393 participantes, entre profissionais, docentes e estudantes.

“Nesses dois dias teremos a oportunidade de entender melhor esse grande projeto do Ministério da Saúde, que é fazer esse trabalho integrado da academia com os serviços de saúde”, comentou a coordenadora do Fórum PET, professora Herleis Maria Chagas. “O projeto busca uma melhor atuação dos nossos futuros profissionais, construindo conosco a integração entre ensino, serviço e comunidade.”

Enfermeira e professora da área de saúde, a vice-reitora Guida Aquino falou da alegria de ver a evolução do projeto. “A área da saúde me dá cada dia mais alegria e é gratificante acompanhar a Ufac, o Estado e o município ativos na capacitação e busca de oferta das políticas públicas sugeridas pelo Ministério da Saúde”, disse. “Não ficamos para trás e a principal beneficiária é a comunidade.”

Ela contou, ainda, que aguarda ansiosa a efetivação do projeto, que prevê a adição de uma disciplina curricular nos cursos de saúde com foco na integração entre ensino e serviço.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; a vice-reitora Guida Aquino; o secretário municipal de Saúde, Otoniel Almeida; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Isabela Sobrinho; a coordenadora do PET GraduaSUS, Gabriela Lima; a coordenadora do Fórum PET, Herleis Maria Chagas; e o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Wagner Pinto.

A realização do 1º Fórum de Educação Permanente em Saúde é da Ufac com as secretarias municipal e estadual de Saúde.