Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac sedia fórum de pró-reitores de Graduação do Norte
conteúdo

padrao

Ufac sedia fórum de pró-reitores de Graduação do Norte

publicado: 12/06/2017 15h22, última modificação: 12/06/2017 15h22

Foi aberta nesta segunda-feira, 12, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a mais recente edição do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da região Norte (ForGrad-Norte). O evento reúne pró-reitores de graduação, diretores de centros, coordenadores de ensino das universidades, centros universitários e institutos de educação, ciência e tecnologia de todo o Norte do país.

Com o tema “Avaliação, Supervisão, Regulação”, os trabalhos do fórum envolverão informações, debates e experiências implementadas em todas as instituições de ensino superior participantes. Ao término dos dois dias de programação, os participantes deverão elaborar a “Carta do Acre”, com reflexões e propostas que contribuam para a formulação de políticas públicas de educação superior. 

“Existem especificidades próprias às universidades fixadas no interior da Amazônia que, muitas vezes, são desconhecidas por nossos colegas do eixo Sul-Sudeste”, ponderou o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “Esse tema é importante, porque avaliação, supervisão e regulação do ensino precisa considerar essas questões.” 

Com pesquisas voltadas ao tema da avaliação do ensino, o diretor de desenvolvimento da rede de instituições federais de ensino superior da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, Mauro Luiz Rabelo, lembrou que o assunto é recorrente no fórum dada sua importância. “O tema da avaliação é transversal. Ele aparece pela primeira vez em nossas discussões em 1984, mas estará sempre presente, porque não dá para discutir graduação e processo ensino-aprendizagem sem falar de avaliação”, destacou. 

O ForGrad-Norte é a versão regional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Ensino de Graduação, que é constituído por todos os pró-reitores de graduação ou ocupantes de cargos equivalentes das universidades e centros universitários, e que este ano acontece em São Paulo, de 30 de agosto a 2 de setembro. 

“Diante desse contexto de tão difíceis condições políticas, econômicas e sociais que o país atravessa, é importante não perder de vista a necessária, constante e urgente luta que devemos travar em defesa da educação brasileira”, disse a pró-reitora de Graduação da Ufac, Aline Nicolli. “Nós não poderíamos nos esquivar desse compromisso e, por isso, com muita honra, a Ufac sedia esse fórum pela primeira vez.”

A conferência de abertura, “O Sinaes como Sistema Nacional de Avaliação”, ficou a cargo do professor convidado da Universidade Federal de Santa Catarina, Dilvo Ilvo Ristoff.

Confira a galeria de fotos: 

Forgrad Norte 2017