Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac sedia seminário da Tríplice Hélice no Acre

padrao

Ufac sedia seminário da Tríplice Hélice no Acre

publicado: 16/05/2017 14h25, última modificação: 16/05/2017 14h25

Tudo pronto para a realização do seminário de lançamento da Tríplice Hélice no Acre, evento que marca a apresentação do Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado. A cerimônia de abertura está prevista para as 9h da próxima sexta-feira, 19, no Teatro Universitário do campus-sede da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Na ocasião, estudantes, professores, pesquisadores e autoridades dos setores público, privado e científico terão a oportunidade de discutir detalhes do Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e sua importância para empresas, instituições de pesquisa e governos.

De autoria do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), com relatoria do, na época, deputado federal Sibá Machado (PT-AC) e do senador Jorge Viana (PT-AC), o Código Nacional  regulamenta as parcerias entre os setores público e privado, promovendo maior flexibilidade de atuação às instituições científicas, tecnológicas e de inovação e às respectivas entidades de apoio.

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ao atuar em sintonia com as demandas sociais, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, a instituição tem alcançado papel de destaque no contexto regional.

“No Acre, estamos assumindo, juntamente com o governo do Estado e as empresas privadas, o protagonismo por desenvolver pesquisas voltadas ao desenvolvimento do nosso Estado”, destacou. “Com um aparato de mestres e doutores, temos conseguido contribuir com investigação e produção de repostas às demandas sociais. Esse é um papel que cabe à universidade.”

O assessor de Planejamento e Gestão Comunicativa da Ufac, Daniel Pena, explica que a proposta da Tríplice Hélice no Acre é fortalecer o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação do país localmente. “De maneira resumida, podemos dizer que a abordagem da Tríplice Hélice tem como base a pespectiva da universidade funcionar como indutora das relações entre o setor produtivo de bens e serviços e o poder público, regulador das atividades econômicas”, disse.

O encerramento do seminário de lançamento da Tríplice Hélice no Acre será feito com a apresentação da proposta do projeto de lei estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será encaminhada à Assembleia Legislativa. Se aprovada, o Acre será o primeiro Estado do país a adequar-se ao código por meio de uma legislação específica.

Presenças e instituições parceiras

Confirmaram presença no evento Tião Viana, governador do Estado; Mário Neto Borges, presidente do CNPq e representante do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab; Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Vahan Agopyan, vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade de São Paulo;  Sandro Roberto Valentini, reitor da Universidade Estadual Paulista; Marcelo Estevam, pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do Instituto Federal do Paraná; e Gustavo Balduíno, secretário Executivo da Andifes.

Além da Ufac, governo do Estado do Acre e Federação das Indústrias do Estado do Acre, são parceiros da ação o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o Instituto Federal do Acre, a Uninorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.