Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Ufac segue com processo seletivo para segunda turma de Licenciatura Indígena

padrao

Ufac segue com processo seletivo para segunda turma de Licenciatura Indígena

publicado: 28/03/2017 11h00, última modificação: 28/03/2017 11h00

Em janeiro de 2014, a Universidade Federal do Acre (Ufac) formou a primeira turma de índios de nove etnias. Eles receberam das mãos do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o diploma de conclusão do curso de licenciatura em Formação Docente para Indígenas. O curso teve início em 2008, formando 49 índios.

Este ano, a Ufac deu início ao processo seletivo para a formação da segunda turma de indígenas por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), cujo processo seletivo está, atualmente, na fase de aplicação de provas para os 567 inscritos que estão disputando 50 vagas ofertadas.

No sábado, 25, as provas foram aplicadas nos municípios de Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo. Na terça-feira, 28, as provas serão aplicadas em Brasileia e quarta-feira, 29, em Jordão e Santa Rosa.

O curso é ofertado pelo Centro de Educação e Letras (CEL) do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, atendendo as comunidades indígenas com a formação de professores que irão atuar, prioritariamente, em escolas indígenas.

Para a pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, a Ufac está cumprindo seu papel enquanto instituição formadora. “A universidade está garantindo aos estudantes indígenas, o acesso ao ensino superior”.

O curso faz parte do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Indígenas (Prolind). O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de abril e o início das aulas está previsto para junho de 2017.