Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Vida acadêmica: Conheça questões comuns na rotina universitária

padrao

Vida acadêmica: Conheça questões comuns na rotina universitária

publicado: 12/05/2017 16h57, última modificação: 12/05/2017 17h36

O primeiro contato do #calouroufac é feito com o Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca). O setor, vinculado à Reitoria, acompanha o aluno desde a entrada na instituição, efetivando a matrícula institucional, até sua saída, com a emissão do histórico e do diploma de conclusão do curso.

“O Nurca é o coração da Ufac. É onde temos o registro e o controle da vida acadêmica de todos os alunos”, ressaltou a diretora do Nurca, Eliana Campêlo. “Estamos aqui para orientar os estudantes no que for preciso e chegamos a atender, em época de matrícula, entre 100 e 150 pessoas por dia.”

Eliana separou uma série de informações necessárias durante o trajeto universitário e que costumam gerar dúvidas entre os estudantes calouros. Os dados foram retirados do Regimento Interno da Ufac, o instrumento normativo que disciplina aspectos gerais e comuns de estruturação, competências e funcionamento dos órgãos e serviços da Ufac.

Calendário acadêmico: aprovado pelo Conselho Universitário (Consu), é o documento que determina as rotinas acadêmicas, fixando informações importantes como período para matrícula e trancamento; dias letivos, avaliação etc. É possível visualizar o calendário das atividades acadêmicas para graduação na Ufac clicando aqui.

Meia passagem: o estudante que deseja retirar a carteira que garante o pagamento da meia passagem nos transportes coletivos necessita da confirmação da Ufac junto ao Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Estado do Acre (Sindcol). O estudante deve levar uma declaração ao Sindcol, que pode ser baixada no Portal do Aluno, em “Serviços>Declaração Sindcol”. O Nurca fica responsável pela atualização cadastral do aluno, quando necessário.

Número de matrícula: é o número que funciona como a identidade do aluno na instituição. É composto por 11 dígitos que identificam: ano letivo de ingresso, código do curso e código de ordem de ingresso no sistema.

Matrícula institucional: é a matrícula de acesso à universidade, vinculada aos cursos de graduação e pós-graduação. O processo gera uma ligação permanente ou temporária com a instituição. É realizada pelo Nurca.

Matrícula curricular: é a inscrição nas disciplinas que o estudante pretende cursar em cada período. Deve ser realizada após a matrícula institucional e precisa ser renovada a cada semestre letivo. “É muito importante ficar atento aos prazos, pois a não efetivação dessa matrícula implica a perda da vaga”, frisa Eliana. É realizada no Portal do Aluno.

Portal do Aluno: é o sistema que organiza todas as informações acadêmicas do estudante. Para ter acesso ao portal, o discente necessita de login e senha. Na área, é possível encontrar dados sobre matrícula, relatórios, horários, notas, calendário e biblioteca.

Frequência: o aluno só é considerado aprovado se alcançar, no mínimo, 75% de assiduidade na disciplina inscrita.

Trancamento: é o cancelamento temporário da atividade acadêmica; pode ser solicitado a cada período letivo pelo estudante. No 1º período, o trancamento é proibido. Trancar a mesma disciplina duas vezes consecutivas, ou três intercaladas, gera a perda da vaga pelo estudante.

Segunda chamada: o direito é assegurado a estudantes que comprovem o impedimento legal ou doença no prazo máximo de três dias úteis. A solicitação deve ser encaminhada ao colegiado do curso por escrito.

Avaliação: a verificação do rendimento do aluno é realizada através de um sistema de avaliação progressiva (N1 e N2). A média final para aprovação é nota 5.

Histórico acadêmico: é o documento que registra toda a trajetória acadêmica do estudante. O histórico pode ser emitido no Nurca ou através do Portal do Aluno

Diploma: é o documento que confere o grau acadêmico ao estudante que integralizou a carga horária do currículo do curso. A primeira emissão do diploma é gratuita e realizada pela Coordenadoria de Diplomas e Certificados.