Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2017 > Workshop sobre problemas ambientais globais ocorre no PZ

padrao

Workshop sobre problemas ambientais globais ocorre no PZ

publicado: 05/09/2017 16h05, última modificação: 05/09/2017 16h05

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Parque Zoobotânico (PZ), realiza o workshop Educação para Enfrentar Problemas Ambientais Globais, nos dias 12 e 13 de setembro, na sala ambiente do PZ, no campus-sede. O objetivo do evento é realizar diálogos sobre as experiências de educação ambiental que estão contribuindo com a redução das mudanças climáticas globais no Brasil, Peru e Bolívia.

Educadores do Acre, Pando e Madre de Dios estarão integrados e refletindo sobre como preparar as sociedades regionais para lidar com secas, inundações, alta temperatura, incêndios, demanda crescente de recursos naturais, degradação de ecossistemas, impactos em sistema hídricos, perda de biodiversidade e falta de água potável.

Para a diretora do PZ, Cristina Boaventura, os problemas ambientais estão cada vez mais graves e a educação deve preparar as pessoas para buscar soluções. “As pesquisas realizadas pela academia — sejam elas TCCs [trabalhos de conclusão de curso], Pibics [Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica], monografias, dissertações, teses etc. — devem estar conectadas com a realidade local, não apenas apontando dados, mas buscando atender aos desafios prementes da sustentabilidade”, afirmou.

O evento acontece no âmbito do projeto Desenvolver Resiliência e Soluções em Relação aos Eventos Climáticos Extremos no Sudoeste da Amazônia: Um Exemplo da Bacia Trinacional do Rio Acre — MAP Resiliência, fruto de uma parceria entre Woods Hole Research Center, Ufac e Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape).