Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Simpósio sobre pecuária de corte ocorre na Ufac

Simpósio sobre pecuária de corte ocorre na Ufac

publicado: 13/07/2018 13h57, última modificação: 13/07/2018 14h51

O Grupo de Estudos em Pecuária de Corte (Gespec), da Universidade Federal do Acre (Ufac), realizou na manhã desta sexta-feira, 13, a abertura do 1º Simpósio Acreano de Pecuária de Corte, no Teatro Universitário. O evento termina hoje, às 19h.

Alunos, professores e pesquisadores dos cursos de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Zootecnia, além de produtores de vários Estados do país, participam do simpósio, que conta com a parceria de empresas agropecuárias do Acre.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, representou a Reitoria na solenidade de abertura. Para ele, o evento trará aproximação entre empresas e a academia. “Precisamos ter essas discussões para que possamos trazer novas tecnologias, principalmente para preservarmos a Amazônia; não podemos mais desmatar.”

O evento tem como objetivo a troca de experiências em pesquisas voltadas à pecuária de corte, que é a criação de gado visando à produção de carne. “A expectativa é que todos tenham um fórum de discussão e interajam com os palestrantes, para que possamos levar essa informação para o campo”, disse o representante da R.A. Consultoria, Ramon Araújo. “Queremos tornar a pecuária do Acre mais eficiente.”

A pecuária no Acre se iniciou com os animais que foram trazidos para arar os campos. Depois da crise da borracha, começou a fortalecer-se. “Nossa carne é considerada a melhor do Brasil, pois o Acre é considerado o Estado ideal para criação de gado”, opinou o aluno de Medicina Veterinária e presidente do Gespec”, Raí Damasceno. “Hoje temos 3 milhões de cabeças de gado.”

I Simpósio Acreano de Pecuária de Corte

Também estavam presentes na cerimônia de abertura o diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza da Ufac, Carlos Garção; o secretário de Estado de Agropecuária, José Carlos Reis; e o chefe adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa, Bruno Pena.

(Caroline Lamar, estagiária Ascom/Ufac)