Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > 4ª mostra Viver Ciência tem abertura na Ufac

4ª mostra Viver Ciência tem abertura na Ufac

publicado: 29/08/2018 14h51, última modificação: 29/08/2018 14h51

A 4ª edição da Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Acre, a Viver Ciência, realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, foi aberta nesta quarta-feira, 29, na Universidade Federal do Acre (Ufac). A expectativa dos organizadores é de um público de 32 mil pessoas nos três dias de evento.

A feira acontece no Centro de Convenções da Ufac e reúne estandes de diferentes escolas e instituições, com apresentação de trabalhos científicos das mais variadas áreas. Integram o evento oficinas, contação de histórias, exposição de trabalhos científicos, apresentações culturais e sessões no planetário.

“No nosso dia a dia, lutamos pela construção de uma universidade pública, que tem obrigações a cumprir com a sociedade”, disse a reitora Guida Aquino. “É um orgulho poder contribuir com a divulgação de trabalhos de estudantes e instituições e, assim, promover a aproximação da comunidade com o conhecimento científico.”

Legado da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Ufac em 2014, a mostra discute, este ano, o tema “Amazônia Viva”, oportunidade para troca de conhecimentos através de ações que tratem de sustentabilidade, ciência, cultura e inovação.

“O resultado dos trabalhos apresentados aqui demonstra a busca por mudanças no contexto da escola”, ponderou o secretário estadual de Educação e Esporte, Marco Brandão. “A ideia é romper o paradigma da sala de aula, onde apenas o professor fala. Aqui, o caminho é trazer o aluno para ser protagonista na produção do conhecimento.”

Para o governador do Estado, Tião Viana, a Viver Ciência é um dos maiores encontros de ciência do país.  “Esse evento serve para despertar nesses alunos o interesse pela pesquisa básica, estimular outras formas de estar de educação na escola e incentivar a apresentação para a comunidade, tendo a educação como referência”, comentou.

Em virtude do evento, nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 31, haverá bloqueio de trânsito em trecho do anel viário do campus de Rio Branco.

Abertura da 4ª Viver Ciência