Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Notícias de 2018 > Aluna de Nutrição realiza oficina com crianças autistas

Aluna de Nutrição realiza oficina com crianças autistas

publicado: 19/10/2018 10h33, última modificação: 19/10/2018 10h33

A estagiária do 9º período do curso de Nutrição da Universidade Federal do Acre (Ufac), Marlete dos Santos Lopes e Silva, realizou oficina de seletividade alimentar e estimulação sensorial com crianças autistas, no Centro de Reabilitação Infantojuvenil da escola especial Dom Bosco. A atividade ocorreu no último dia 9 e foi alusiva ao Dia das Crianças.

O trabalho integra uma oficina de estimulação sensorial e seletividade alimentar no transtorno do espectro autista, realizada com crianças atendidas no Dom Bosco pela nutricionista e supervisora de estágio Kássia Soares Fontes de Oliveira e pela terapeuta ocupacional Ruth Bezerra do Nascimento.

A oficina ocorre às terças e quartas-feiras no Centro de Reabilitação, onde as crianças participam de atividades de exploração e vivência sensorial, por meio da estimulação, o que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades no dia a dia.

Aluna de Nutrição realiza oficina com crianças autistasAs atividades do estágio de Nutrição em Saúde Pública na escola Dom Bosco estão sob orientação da professora Fernanda Andrade Martins e coordenação da professora Tatiane Dalamaria, ambas do curso de Nutrição da Ufac.

“Uma das atividades cotidianas mais desafiantes relatadas pelos pais de crianças autistas é a seletividade alimentar”, explica Fernanda. “Quando existe uma disfunção no processamento sensorial, todo sistema de regulação da criança é alterado, acarretando limitações nas atividades de vida diária e habilidades básicas de coordenação motora, comunicação e interação social.”